O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará uma ação de acolhimento e assistência social para pessoas que vivem em situação de rua em seis locais diferentes no Riacho Fundo II. A iniciativa começará às 9h desta quarta-feira (8) e é organizada pela Casa Civil com a participação de várias secretarias e órgãos, como Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outros.
Durante a ação, serão oferecidos serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de orientações sobre cuidados com animais domésticos e informações sobre benefícios, incluindo auxílio para deslocamento interestadual. Para aqueles que não têm condições de pagar aluguel, será oferecido um auxílio financeiro excepcional de R$ 600. Também haverá disponibilização de vagas em abrigos, oportunidades para qualificação profissional através do programa RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.
Após o atendimento, a DF Legal fará a remoção das estruturas montadas pelas pessoas em situação de rua, transportando seus pertences para um local regular indicado por elas. Caso não seja possível, os objetos serão levados para depósito no SIA Trecho 04, Lotes 1380/1420, onde poderão ser retirados gratuitamente em até 60 dias.
Durante a semana, as secretarias realizaram visitas prévias para mapear as pessoas a serem atendidas e identificar suas necessidades.
Pontos de atendimento no Riacho Fundo II nesta quarta (8)
- QC 06, Conjunto 15 – ao lado da Reserva da Embrapa
- QN 09 B, Conjunto 01 – Área Verde ao lado da rotatória
- QN 10, Conjunto 5, Lote 5 – em frente à Feira Permanente
- Imediações da Feira Permanente
- QS 14, Conjunto 5A
- QS 08, Conjunto 05
*Informações da DF Legal