O Governo do Distrito Federal (GDF) vai oferecer acolhimento e apoio social para pessoas que vivem em situação de rua em seis locais diferentes do Plano Piloto. A ação começa às 9h desta quarta-feira (24) e é organizada pela Casa Civil, contando com a participação das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Segurança Pública, Proteção da Ordem Urbanística, Justiça e Cidadania, além do Serviço de Limpeza Urbana, Novacap, Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.
As pessoas em situação de rua terão acesso a vários serviços, como cuidados de saúde, educação e assistência social, além de orientações sobre cuidado com animais domésticos e benefícios como transporte interestadual. Quem não tiver condições de pagar aluguel poderá receber um auxílio emergencial de R$ 600. Também estarão disponíveis vagas em abrigos, programas de qualificação profissional, como o RenovaDF, e cadastro para moradias populares.
Depois do atendimento, a DF Legal fará o desmonte das estruturas das pessoas em situação de rua e levará seus pertences para o local indicado por elas. Caso não seja possível, os objetos pessoais serão levados para um depósito, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem custo.
Durante a semana, as secretarias já tinham feito abordagens e atendimentos prévios, mapeando o público e suas necessidades.
Pontos de ação no Plano Piloto para quarta-feira (24)
- SGAN 909, entre a quadra e o Parque Burle Marx
- L3 Norte, na altura da 611 e arredores
*Informações da DF Legal

