O Governo do Distrito Federal (GDF) vai oferecer apoio e serviços sociais para pessoas que vivem nas ruas em oito locais diferentes no Paranoá. A ação começa às 9h desta quinta-feira (24) e é organizada pela Casa Civil, com a participação de várias secretarias e órgãos públicos, como as de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Trabalho, Segurança, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Conselho Tutelar.
Durante a ação, quem vive em situação de rua terá acesso a serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social. Também haverá orientação sobre cuidados com animais de estimação e informações sobre benefícios, incluindo ajuda para quem precisa viajar para outras regiões. Será oferecido um auxílio financeiro de R$ 600 para quem não tem como pagar aluguel. Além disso, haverá vagas em abrigos, programas de qualificação profissional como o RenovaDF e possibilidade de cadastro para moradias populares.
Depois do atendimento, a equipe da DF Legal desmontará as estruturas onde essas pessoas estão e transportará seus pertences para um local oficial escolhido por elas. Caso isso não seja possível, os pertences serão guardados em um depósito no SIA, onde podem ser retirados gratuitamente em até 60 dias.
Durante a semana, as equipes visitaram os locais para identificar as pessoas que serão atendidas e entender suas necessidades.
Pontos de atendimento no Paranoá para quinta (24) e sexta (25)
- DF-001;
- Quadra 10, em frente ao Conjunto L;
- Quadra 4, no muro do CEF 2;
- Ao lado do Detran;
- Avenida Alta Tensão, Parque dos Pinheiros;
- Paranoá Parque, ao lado do shopping;
- Paranoá Parque, no muro da caixa d’água;
- Quadra 30 Conjunto 22, atrás do comércio.
*Com informações da DF Legal