O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará uma ação especial para ajudar pessoas que vivem nas ruas em 11 pontos diferentes do Lago Sul. A iniciativa começa às 9h desta quarta-feira (3) e é organizada pela Casa Civil, contando com a participação de várias secretarias e órgãos, como Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Segurança Pública (SSP-DF), entre outros.
Durante a ação, serão oferecidos serviços de saúde, educação e assistência social para as pessoas em situação de rua. Haverá também orientações sobre cuidados com animais domésticos e informações sobre benefícios para deslocamento interestadual. Para aqueles que não têm condições de pagar aluguel, será disponibilizado um auxílio financeiro de R$ 600.
Além disso, vagas em abrigos estarão disponíveis, assim como oportunidades para qualificação profissional, como o programa RenovaDF, e cadastro para unidades habitacionais. Após o atendimento, o DF Legal será responsável por desmontar as estruturas montadas pelas pessoas e transportar seus pertences para um local regular indicado por elas. Caso essa opção não seja possível, os objetos serão levados para um depósito no SIA, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem custos.
Durante toda a semana, as equipes das secretarias têm feito visitas e atendimentos prévios para conhecer melhor as necessidades do público que será assistido.
Locais de atendimento no Lago Sul para quarta-feira (3):
- SHIS QI 15 Bloco E, próximo à Drogaria Rosário;
- SHIS QI 16 Conjunto 4;
- Perto do Gilberto Salomão;
- QL 06, entre os conjuntos 02 e 03;
- QI 11 Bloco K, entre Big Box e Taikan;
- Margens da EPDB, próximo ao Instituto Dom Orione;
- Orla do Lago Paranoá, em frente ao Life Box, próximo à Ponte JK;
- Lado oposto à Orla da Ponte JK;
- Sob o Viaduto do Setor de Clubes Esportivos Sul, antes da Ponte Honestino Guimarães;
- EPDB, na ponte entre a QI 16 e QI 17;
- Aeroporto Internacional de Brasília.