O Governo do Distrito Federal (GDF) vai oferecer ajuda e serviços sociais para as pessoas que vivem em situação de rua em nove pontos diferentes de Águas Claras. Essa ação começa às 9h desta quinta-feira (25) e é organizada pela Casa Civil, com participação de várias secretarias e órgãos, incluindo Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Segurança Pública, DF Legal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros.
As pessoas em situação de rua terão acesso a serviços como saúde, educação e assistência social. Também receberão orientações sobre cuidados com animais de estimação e informações sobre benefícios para deslocamento interestadual. Para quem não pode pagar aluguel, será oferecido um auxílio emergencial de R$ 600. Haverá oportunidades de vagas em abrigos e programas de qualificação profissional, além de cadastro para unidades habitacionais.
Depois do atendimento, o DF Legal vai desmontar as estruturas usadas pelas pessoas em situação de rua e transportar seus pertences para o local escolhido por elas. Se necessário, os objetos serão levados para depósito da pasta no SIA Trecho 04, onde poderão ser retirados em até 60 dias sem custo.
Durante a semana, as secretarias fizeram visitas e atendimentos preliminares nos locais para conhecer as necessidades do público que será assistido.
Pontos de atendimento em Águas Claras para quinta (25) e sexta (26):
- Rua das Paineiras, em frente ao Lote 06
- Próximo ao Residencial Jardim dos Ipês
- Muro atrás do Hospital Brasília, perto da Quadra 208 (área verde)
- Cruzamento da Rua Ipê Amarelo com a Avenida Boulevard Sul
- Cruzamento da Rua 5 Norte com Avenida Boulevard Norte
- Rotatória entre a Avenida Flamboyant e a Avenida Pau Brasil
- Entrada do Parque do Patinódromo, Rua 25 Sul
- Cruzamento da Rua 34 Norte com a Avenida Boulevard Norte
- Praça entre a Avenida Boulevard e a Estação Arniqueiras