O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará nesta sexta-feira (12), a partir das 9h, uma ação para oferecer acolhimento e suporte social às pessoas que vivem em situação de rua em três locais diferentes de Taguatinga. A iniciativa é coordenada pela Casa Civil e envolve várias secretarias e órgãos do governo, incluindo Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, Proteção da Ordem Urbanística, Justiça e Cidadania, além do Serviço de Limpeza Urbana, Novacap, Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.
As pessoas atendidas poderão receber serviços diversos nas áreas de saúde, educação e assistência social, juntamente com orientações sobre cuidados com animais domésticos e informações sobre benefícios como transporte interestadual. Também haverá um auxílio financeiro excepcional de R$ 600 para quem não tem condições de pagar aluguel. Estarão disponíveis vagas em abrigos, programas de capacitação profissional, como o RenovaDF, e cadastro para unidades habitacionais.
Após o atendimento, a DF Legal será responsável por desmontar as estruturas montadas pelas pessoas em situação de rua e transportar seus pertences para locais previamente indicados por elas. Caso não haja essa indicação, os objetos serão levados para um depósito do governo no SIA Trecho 04, lotes 1380/1420, onde poderão ser retirados gratuitamente em até 60 dias.
Durante a semana, as secretarias realizaram visitas e atendimentos preliminares para identificar as pessoas que serão assistidas e mapear suas necessidades.
Pontos de atendimento em Taguatinga para sexta-feira (12):
- BR-070, próximo à QNG 46, atrás da escola bilíngue;
- Nas proximidades do Centro POP de Taguatinga;
- Área verde em frente ao Pronto-Socorro do Hospital Regional de Taguatinga.

