O Governo do Distrito Federal (GDF) promoverá uma ação especial para oferecer acolhimento e suporte social a moradores em situação de rua em 12 locais diferentes de Taguatinga. A iniciativa terá início às 9h desta quarta-feira (25) e é organizada pela Casa Civil, contando com a participação das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.
Durante a ação, as pessoas em situação de rua poderão acessar diversos serviços relacionados à saúde, educação e assistência social, receber orientações sobre cuidados com animais de estimação e informações sobre benefícios, incluindo suporte para deslocamento interestadual. Será oferecido também um auxílio financeiro excepcional de R$ 600 para aqueles que não têm condições de arcar com aluguel. Além disso, haverá oportunidades de vagas em abrigos, programas de qualificação profissional como o RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.
Após o atendimento, a DF Legal realizará a desmontagem das estruturas instaladas pelos moradores de rua e providenciará o transporte dos pertences para o local indicado pelo usuário. Se necessário, os objetos pessoais serão encaminhados para o depósito da pasta no SIA Trecho 04, Lotes 1380/1420, onde poderão ser retirados em até 60 dias sem custos.
Ao longo da semana, as secretarias envolvidas fizeram visitas e atendimentos preliminares nos locais, identificando o público-alvo e suas necessidades.
Pontos de atendimento em Taguatinga nesta quarta (25):
- QNF 16 e 18, nas imediações do Centro POP;
- CNF 03;
- QNC AE 22;
- QNC 01, perto da AE 22, sob a rede de esgoto;
- Praça do Bicalho;
- Praça do DI;
- QNL 07, ao lado da Feira Permanente;
- EQNM 40/42, próximo à Escola Classe 4;
- Viaduto QNG/Estrutural;
- BR-070, próximo à QNG 46, atrás da Escola Bilíngue;
- Estrada Parque Contorno, Setor Hoteleiro;
- CSG 18, Lote 11, perto do Super Adega.