26.5 C
Brasília
quarta-feira, 30/07/2025

Acolhimento ajuda 58 pessoas em situação de rua no DF nesta semana

Brasília
céu limpo
26.5 ° C
28.7 °
26.5 °
29 %
1.5kmh
0 %
qua
29 °
qui
28 °
sex
27 °
sáb
27 °
dom
26 °

Em Brasília

Nesta semana, 58 pessoas em situação de rua foram atendidas pelo Plano de Ação para a Política Distrital da População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil do Distrito Federal. As operações aconteceram entre sábado (5) e sexta-feira (11) em 29 locais no Plano Piloto, Riacho Fundo II e Paranoá.

Celina Leão, governadora em exercício, destacou a intensificação do acolhimento e a orientação dessas pessoas, mencionando o programa Acolhe DF que envolve diversas secretarias e administrações regionais, com o objetivo de encaminhá-las para serviços públicos que garantem direitos e inclusão social.

Gustavo Rocha, secretário-chefe da Casa Civil do DF e coordenador da política, explicou que o programa oferece oportunidades de qualificação profissional para pessoas em vulnerabilidade, promovendo a reinserção social e o recomeço com dignidade para elas e suas famílias.

Balanço das ações

No sábado (5), as equipes visitaram três pontos no Plano Piloto, desmancharam sete abrigos improvisados, atenderam 15 pessoas e removeram um caminhão de entulho para a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).

Domingo (6) foi dia de visitar cinco pontos do Plano Piloto, encontrando 26 pessoas, desmontando três abrigos e retirando um caminhão de entulho.

Não houve atividades na segunda-feira (7). Na terça-feira (8), equipes atuaram em cinco pontos do Plano Piloto, desmontando seis abrigos, removendo dois caminhões de entulho e atendendo duas pessoas.

Na quarta-feira (9), as ações ocorreram no Riacho Fundo II, onde uma pessoa foi localizada, sete abrigos desmontados e dois caminhões de entulho retirados.

Na quinta-feira (10), cinco pontos do Paranoá foram visitados, com três abrigos desmontados, seis pessoas atendidas e retirada de dois caminhões de entulho.

Sexta-feira (11) também no Paranoá, sete pontos foram visitados, localizando oito pessoas, desmontando uma estrutura e removendo dois caminhões de entulho.

Durante as ações, o governo oferece serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e auxílio financeiro de 600 reais para quem não pode pagar aluguel. Também são disponibilizadas vagas em abrigos, cursos de qualificação como o RenovaDF e inscrição para moradia social.

Participam das ações diversas secretarias e órgãos do governo, entre eles Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, DF Legal, Justiça e Cidadania, além de Novacap, Serviço de Limpeza Urbana, Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.

Política pública do DF

O Distrito Federal foi pioneiro em apresentar um plano de atendimento para a população em situação de rua após a suspensão das abordagens pelo Supremo Tribunal Federal. As ações começaram em maio de 2024 com atendimento em Asa Sul e Taguatinga, e desde então ocorrem semanalmente em vários locais da cidade.

Nesta semana, Celina Leão assinou um decreto criando o programa Acolhe DF, que inclui atendimento especializado para pessoas com dependência de drogas, tanto ilícitas quanto álcool e tabaco, aprimorando o suporte oferecido.

O governo também anunciou que vai inaugurar o primeiro hotel social na área central de Brasília, com 200 vagas, que aceitará pessoas em situação de rua e seus animais de estimação.

Desde 2022, durante períodos de frio intenso, o governo realiza a Ação contra o Frio, oferecendo locais de pernoite e distribuição de casacos e cobertores arrecadados na campanha Agasalho Solidário. Só em 2025, a unidade da Asa Sul registrou 4,7 mil atendimentos.

Informações fornecidas por Fernando Jordão, da Agência Brasília.

Veja Também