21.5 C
Brasília
sábado, 08/11/2025




Acolhimento ajuda 50 pessoas sem casa no DF esta semana

Brasília
chuva fraca
21.5 ° C
23.4 °
21.5 °
83 %
2.6kmh
75 %
sáb
25 °
dom
26 °
seg
25 °
ter
25 °
qua
27 °

Em Brasília

De sábado (1º) a sexta-feira (7), a ação para apoiar pessoas em situação de rua no Distrito Federal atendeu 50 pessoas na primeira semana de novembro.

As equipes atuaram em 11 locais do Plano Piloto, Estrutural e Guará, coletando 25 abrigos improvisados com ajuda de 14 caminhões.

“Nossas equipes continuam trabalhando diariamente em várias regiões do DF. Além de fornecer serviços essenciais, nossas ações oferecem uma chance de recomeço para quem está sem moradia. Esse é um assunto que exige atenção, cuidado e presença constante. Toda semana, fazemos reuniões para ajustar estratégias e garantir que o plano seja realizado com dedicação e empatia. O acolhimento começa no primeiro contato: ouvir, respeitar e prestar atenção são prioridade antes de qualquer encaminhamento. Aceitar os serviços é fruto desse cuidado”, explicou Gustavo Rocha, secretário-chefe da Casa Civil e coordenador do plano.

O maior número de atendimentos foi no Plano Piloto, de sábado a quarta-feira, com 33 pessoas atendidas em sete locais. Na quinta-feira, a ação ocorreu na Estrutural, localizando nove pessoas, e na sexta-feira, no Guará, foram atendidas oito pessoas em três regiões.

Política distrital

O Distrito Federal foi a primeira unidade da federação a apresentar um plano público para a população em situação de rua após suspensão das operações pelo STF. As ações começaram após testes em maio de 2024, com atendimentos na Asa Sul e Taguatinga para cerca de 50 pessoas, com apoio social e oferta de serviços.

Em 27 de maio de 2024, o GDF oficializou o Plano de Ação para a população em situação de rua, com operações semanais em várias áreas do Distrito Federal, incluindo Vila Planalto, Taguatinga Norte e Sul, Ceilândia, Águas Claras e Arniqueira.

Em julho, a vice-governadora Celina Leão, então em exercício, assinou decreto que lançou o programa Acolhe DF. Essa iniciativa busca oferecer tratamento a pessoas em situação de rua com dependência de drogas, álcool ou tabaco, melhorando o atendimento oferecido pelo GDF.

No mesmo mês, o governo inaugurou o primeiro hotel social da capital, com 200 vagas para pernoite, aceitando também animais de estimação. Só na primeira semana, mais de mil acolhimentos foram feitos no local.

Desde 2022, durante períodos de frio, o governo realiza a Ação Contra o Frio, oferecendo locais para pernoite. Neste ano, a unidade da Asa Sul registrou 6,6 mil atendimentos, distribuindo também casacos e cobertores arrecadados pela campanha Agasalho Solidário.

Essas ações reforçam o compromisso de cuidar e apoiar as pessoas em situação de rua no Distrito Federal.




Veja Também