21.5 C
Brasília
quarta-feira, 07/01/2026

Acolhimento ajuda 42 pessoas em situação de rua no DF

Brasília
nuvens quebradas
21.5 ° C
21.5 °
21.5 °
78 %
4.6kmh
75 %
qua
23 °
qui
26 °
sex
25 °
sáb
26 °
dom
26 °

Em Brasília

Nesta última semana, a ação do Plano de Ação para atender pessoas em situação de rua no Distrito Federal alcançou 42 pessoas em várias regiões. A Casa Civil coordenou as operações que aconteceram de terça-feira (30) a domingo (4), passando por 13 locais no Plano Piloto e em Ceilândia.

Na terça (30), as equipes estiveram em quatro locais no Plano Piloto, onde encontraram e ajudaram oito pessoas. Um caminhão de entulho foi retirado e três construções precárias foram desmontadas.

Na quarta (31), o trabalho foi em Ceilândia, onde um ponto foi visitado. Três pessoas foram acolhidas, um caminhão de entulho removido e uma construção precária desmontada. Na quinta-feira (1º), não houve ação.

Na sexta (2), o time voltou ao Plano Piloto e visitou três pontos na Asa Norte. Foram encontradas 17 pessoas, retirados dois caminhões de entulho, e desmontada uma construção precária.

No sábado (3), visitaram quatro pontos na área central e na Asa Sul, encontrando seis pessoas, desmontando quatro construções e retirando dois caminhões de entulho.

No domingo (4), novamente na Asa Norte, um local foi visitado, acolhendo oito pessoas, desmontando sete construções e removendo um caminhão de entulho.

Política Distrital

O Distrito Federal foi o primeiro estado a criar um plano de políticas públicas para a população em situação de rua depois que o Supremo Tribunal Federal suspendeu ações de abordagem. As ações começaram em maio de 2024, com visitas na Asa Sul e Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas com assistência social e serviços públicos.

Em 27 de maio de 2024, o GDF oficializou o Plano de Ação para essa população, com ações semanais em diversas regiões incluindo Plano Piloto, Vila Planalto, Taguatinga Norte e Sul, Ceilândia, Águas Claras e Arniqueira.

Em julho de 2025, a vice-governadora Celina Leão assinou decreto para criar o programa Acolhe DF, que promove busca ativa e tratamento para pessoas em situação de rua com dependência de drogas, tanto ilícitas quanto álcool e tabaco, fortalecendo as ações do governo.

No mesmo mês, o GDF inaugurou o primeiro hotel social da capital para acolher pessoas em situação de rua, com 200 vagas para pernoite, aceitando também animais de estimação.

Desde 2022, o governo realiza a Ação contra o Frio em períodos de baixa temperatura, oferecendo espaços públicos para pernoite dessas pessoas. Só em 2025, a unidade na Asa Sul teve 6,6 mil atendimentos, além da entrega de casacos e cobertores arrecadados pela campanha Agasalho Solidário da Chefia-Executiva de Políticas Sociais.

Veja Também