A partir das 9h desta terça-feira (30), o Governo do Distrito Federal inicia, na Asa Norte, uma ação de acolhimento e apoio social para pessoas em situação de rua. A ação é organizada pela Casa Civil e envolve equipes de assistência social, saúde, educação, trabalho, segurança, urbanismo, e justiça, além de órgãos de limpeza urbana, infraestrutura, habitação, trânsito, forças de segurança, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.
As pessoas em situação de rua terão acesso a diversos serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de orientações sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual.
Também será oferecido um auxílio financeiro de R$ 600 para quem não tem condições de pagar aluguel. Estarão disponíveis vagas em abrigos, programas de qualificação profissional, como o RenovaDF, e cadastro para moradias.
Após o atendimento, a DF Legal desmanchará as barracas e transportará os pertences para o local regular indicado pela pessoa. Se necessário, os objetos pessoais serão levados para um depósito público por até 60 dias, sem custo para o responsável.
Durante a semana, as secretarias realizarão abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais para mapear as pessoas e suas necessidades.
Os pontos de atendimento no Plano Piloto para esta terça são:
- Eixo Rodoviário Norte, entre as quadras 102 e 114;
- 611 Norte.

