23.5 C
Brasília
sexta-feira, 22/11/2024
--Publicidade--

Acne na vida adulta: por que ela acontece e como combatê-la para ter uma pele linda

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.5 °
22.6 °
78 %
3.1kmh
75 %
sex
24 °
sáb
25 °
dom
24 °
seg
23 °
ter
24 °

Em Brasília

É muito comum associar a acne à adolescência, no entanto, muitas mulheres têm que lidar com o surgimento das incômodas espinhas também na vida adulta. Descubra os motivos por trás das inflamações e o que você pode fazer para uma pele lisinha e bem-cuidada.

Antes de tudo, vale lembrar que aquela pequena espinha que surge durante o ciclo menstrual não é considerada acne adulta – isso porque essa é uma característica comum desta fase. “Essa acne em período pontual, apesar de chata, é esperada, e o jeito é tratar de maneira tópica quando a pústula surgir”, explica o dermatologista e tricologista Adriano Almeida, professor de dermatologia e diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo. Abaixo, você fica por dentro das causas para a acne mais persistente.

Produtos inadequados

Produtos inadequados e falta de remoção da maquiagem podem ser culpados pela acne. Foto: thinkstock

Você tem acne pontualmente no rosto? “Se ela está realmente apenas na face e em quantidade pequena pode ser por uso de produto inadequado. Muita gente acaba induzindo a acne por ter a pele oleosa e por utilizar produtos que aumentam ainda mais essa oleosidade, então é preciso mudar esses itens. O importante é fazer escolhas que controlem e eliminem o óleo e utilizar sempre o filtro solar com toque seco, já que não usar proteção pode fazer com que a espinha dê lugar a uma mancha. Remover bem a maquiagem é outro passo indispensável”, indica.

Ovários micropolicísticos

Ao contrário do que acontece com a síndrome do ovário policístico, o micropolicístico é menor e nem sempre fácil de identificar – e também pode levar ao surgimento da acne adulta. “Muitas mulheres têm esta condição e ela passa despercebida, principalmente quando engravidam jovens. Ela vem acompanhada de irregularidades menstruais, pelos e acne”, conta.

Alimentação ruim

Alimentação rica em gordura e açúcar também dá espinhas. Foto: alexandr_1958/iStock

Uma alimentação equilibrada é muito importante para manter o corpo – e a pele – saudável, então é bom se afastar de alguns itens que são prejudiciais. “Alimentos muito ricos em gordura e açúcar causam distúrbios metabólicos que podem levar ao surgimento da acne. O chocolate, por exemplo, não é um grande culpado se você consome pouco (ao contrário do que se pensava antes), mas se come uma barra inteira isso vai te dar alterações”, alerta.

Alterações hormonais

A acne surge no rosto, costas e ombros? Então é muito provável que a causa seja um desequilíbrio. “A acne na fase adulta geralmente é ocasionada por algum tipo de distúrbio hormonal, e se é assim não localizada é muito importante fazer uma investigação para ver o que precisa ser equilibrado e compensado”, revela.

Os tratamentos

De acordo com Almeida, diferentemente do que acontece na adolescência, o primeiro passo para tratar a acne é fazer uma boa investigação dos motivos para seu surgimento – o que te dará a segurança para seguir um tratamento correto e eficiente. “Se a acne tem pústula, ou seja, pus, vamos tratar primeiramente com antibióticos tópicos para que ela seque. Se a condição for mais severa, podemos usar os medicamentos orais. Na maioria dos casos, só tratando os distúrbios metabólicos já temos uma melhora muito grande”.

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -