O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará uma ação de acolhimento e apoio às pessoas que vivem em situação de rua em 13 locais diferentes no Plano Piloto. A atividade começa às 9h desta terça-feira (16) e é organizada pela Casa Civil com a participação das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, Proteção da Ordem Urbanística, Justiça e Cidadania, além de órgãos como o Serviço de Limpeza Urbana, Novacap, Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e o Conselho Tutelar.
Durante a ação, serão oferecidos diversos serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de orientações sobre cuidados com animais de estimação e informações sobre benefícios como auxílio para deslocamento interestadual. Será concedido também um auxílio emergencial de R$ 600 para aqueles que não têm condições de pagar aluguel. Haverá vagas em abrigos, programas de capacitação profissional, como o RenovaDF, e cadastro para moradias populares.
Após o atendimento, a DF Legal recolherá as estruturas usadas pelas pessoas em situação de rua e transportará seus pertences para local indicado. Se necessário, os objetos serão levados para depósito público e poderão ser retirados em até 60 dias, sem custo para os responsáveis.
Ao longo da semana, as secretarias farão abordagens e atendimentos prévios, mapeando as necessidades do público que será assistido.
Locais de atendimento na terça e quarta-feira:
- Setor Comercial Sul
- SHS Quadra 2 Bloco B, prédio dos Correios
- CLS 302 A, atrás da loja Blumenau
- CLS 303, atrás do Bloco D (loja Pepe Tintas)
- SQS 412, Ponto de Encontro Comunitário em frente ao Bloco M
- CLS 216, atrás do Bloco B
- Buraco do Rato, no Setor Comercial Sul
- Próximo ao Big Box da 503 Sul
- Centro Pop da 903 Sul
- SGAS 904, atrás da UDF e ao lado da Nadarte
- 506 Sul, fundos do antigo Bar Brasília
- Eixão Sul, altura da 107/108
- Entre o SGAS 607 e SES 809, em frente à Embaixada da Bélgica
Informações fornecidas pela DF Legal.
