31.5 C
Brasília
sábado, 15/11/2025




Ação combate enchentes e dengue em Ceilândia

Brasília
nuvens dispersas
31.5 ° C
33.4 °
31.5 °
32 %
2.6kmh
40 %
sáb
31 °
dom
31 °
seg
32 °
ter
32 °
qua
31 °

Em Brasília

A Administração Regional de Ceilândia, junto com Novacap, SLU e GDF Presente, intensificou ações de limpeza, manutenção e reparos em diversos pontos da cidade. Essas iniciativas são para melhorar a qualidade de vida dos moradores, evitar enchentes durante as chuvas e eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue.

Dilson Resende, administrador de Ceilândia, enfatiza: “Cada morador deve ajudar descartando o lixo corretamente. A cidade só fica limpa com a colaboração de todos.”

As equipes atuam diariamente para manter Ceilândia limpa, segura e preparada para as chuvas, desobstruindo ralos, recolhendo lixo, recuperando vias e cuidando dos espaços públicos. Mas, para que a cidade fique realmente limpa, é fundamental a participação da população.

Drenagem reforçada

Foram desobstruídos 20 ralos em áreas como QNP 15, Setor P Norte; QNO 19, Expansão do Setor O; e Avenida NM-3, em Ceilândia Norte, evitando o acúmulo de água em períodos de chuva forte.

Além disso, reparos em tampas de ralos na QNM 3, Avenida Leste (Ceilândia Sul), acesso à Avenida P2 (EQNP 6/10, Setor P Sul) e manutenção em bueiros na Praça do Cidadão (QNM 18/20, Ceilândia Norte) foram realizados.

Serviços de recapeamento beneficiaram áreas como QNO 1, QNO 9/11, QNO 9 (Setor O), Via NM-3 Norte, QNN 16 (estacionamento do ginásio), e QNM 22, em Ceilândia Norte.

Coleta de lixo ampliada

A operação de limpeza percorreu vários bairros, recolhendo mais de 65 toneladas de lixo e entulho de descarte irregular em locais como EQNM 24/26, Avenida Hélio Prates (programa Renova DF) e EQNM 21/23, em Ceilândia Sul. Também foram removidos objetos inúteis nas regiões Norte e Sul, além de galhos nas vias S10 e N2 Sul.

No Condomínio Privê, as equipes intensificaram a limpeza em área pública usada indevidamente para despejo de lixo, local que gerava reclamações por mau cheiro, insetos e riscos à saúde.

Elizabete Pereira Firmino, moradora do condomínio e cobradora de ônibus no terminal do Setor O, ressaltou o impacto positivo da limpeza: “Antes aquele local parecia um lixão, atraía muitos insetos e era um perigo pelo mosquito da dengue. As equipes limpam frequentemente, mas algumas pessoas continuam jogando lixo no local. A população precisa colaborar e descartar o lixo corretamente. Passo lá todo dia e vejo como está melhor.”




Veja Também