O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) está investindo na compra de aparelhos modernos para melhorar o diagnóstico de doenças neurológicas na rede pública. Essa iniciativa visa ampliar a capacidade de avaliação da atividade do cérebro e dos músculos, ajudando a identificar problemas como epilepsia, neuropatias e doenças musculares.
O edital nº 82/2025, publicado em 16 de dezembro no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), prevê a aquisição de um eletroencefalógrafo e um eletroneuromiógrafo. Esses equipamentos permitirão exames mais rápidos e precisos, o que pode melhorar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal.
Prazo para envio de propostas
As empresas interessadas têm dez dias úteis para enviar suas propostas, até as 23h55 do dia 13 de janeiro de 2026, pelo site Apoio Cotações. O edital completo e os anexos estão disponíveis no portal do IgesDF.
Para que servem os equipamentos
O eletroencefalógrafo realiza o exame chamado eletroencefalografia (EEG), que registra a atividade elétrica do cérebro. Este exame ajuda no diagnóstico da epilepsia, identificando a origem das crises, além de outros problemas como distúrbios do sono e encefalopatias, auxiliando no tratamento adequado.
Já o eletroneuromiógrafo faz a eletroneuromiografia (ENMG), exame que avalia o funcionamento dos nervos e músculos. É usado para investigar dores, formigamentos e fraqueza muscular, permitindo diagnosticar condições como síndrome do túnel do carpo, compressões dos nervos, neuropatias e doenças musculares.
Fortalecimento do atendimento
Segundo a analista de compras do IgesDF, Rosemary Silva, o edital foi feito para garantir ampla participação de fornecedores, reforçando o atendimento neurológico prestado à população.
O presidente do instituto, Cleber Monteiro, destacou que o investimento em tecnologia aumenta o acesso a diagnósticos neurológicos mais avançados e está alinhado com o compromisso de cuidar dos usuários do SUS, além de promover a capacitação dos profissionais que irão operar os novos equipamentos.
Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site do IgesDF e na plataforma de cotações indicada no documento.
Com informações do IgesDF

