Entre os dias oito e dez de agosto, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intensificou as operações em diversos bairros: Águas Claras, Arapoanga, Ceilândia, Lago Sul, Recanto das Emas, Samambaia e Taguatinga. Durante essas ações, foram realizados 625 testes de bafômetro.
Foram autuados 83 motoristas por dirigirem sob efeito de álcool, sendo que quatro desses condutores foram levados à delegacia por apresentarem níveis alcoólicos considerados crime. Além disso, 31 motoristas foram multados por não possuírem habilitação, 12 estavam com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, 17 veículos tinham escapamento irregular e 71 infratores foram autuados por outras violações.
Condutor sem CNH e alcoolizado
Na noite de domingo, na Avenida Samdu Norte, em Taguatinga, após uma colisão, os agentes do Detran-DF verificaram que o motorista envolvido não tinha CNH e apresentava sinais claros de intoxicação alcoólica. Ele foi encaminhado para a delegacia com o apoio da Polícia Militar.
Informações sobre o álcool e direção
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob o efeito de álcool é uma infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da carteira por um ano. Se houver reincidência em até 12 meses, a multa dobra para R$ 5.869,40. Além disso, quem atingir a concentração de 0,3 mg de álcool por litro de ar ou mais comete crime, podendo ser punido com pena de seis meses a três anos de prisão, multa e suspensão ou proibição de obter ou renovar a CNH.
Informações fornecidas pela Agência Brasília