A maioria dos candidatos em lista de espera do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) demonstrou interesse pelas vagas disponíveis. Pedro Assumpção, assessor especial do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), anunciou nesta segunda-feira (15/9) que o índice de interesse atingiu 80,08%.
Segundo Assumpção, a etapa de manifestação de interesse foi criada para melhorar a posição da lista de espera, pois na primeira fase das nomeações, a resposta dos aprovados não foi conforme o esperado. Ele destacou que agora o objetivo é identificar aqueles que realmente desejam assumir os cargos ofertados.
Durante a inscrição, os candidatos selecionam todas as posições para as quais pretendem concorrer, mas isso não significa que têm interesse em ocupar todas elas, o que pode dificultar o processo de convocação.
Assumpção frisou que manifestar interesse não assegura a nomeação, que continuará a ser baseada no desempenho e na pontuação de cada candidato.
Os interessados têm até o dia 18 de setembro para confirmar sua intenção, caso contrário serão removidos da lista de espera.
O MGI divulgará as novas listas de espera no dia 10 de outubro, e todos os aprovados serão comunicados pelo e-mail registrado durante a inscrição e também por meio da caixa postal da plataforma gov.br.
Manifestação de interesse
Os candidatos que figuram na lista de espera para vagas remanescentes devem confirmar seu interesse para continuar no processo seletivo. A medida visa selecionar somente aqueles que desejam realmente permanecer no certame.
Aqueles que não quiserem assumir a vaga podem responder “não tenho interesse”, o que ajuda a agilizar os próximos passos de nomeação e posse pelas instituições participantes do concurso.