A Companhia Energética de Brasília (CEB) vai começar uma nova fase do projeto de atualização da iluminação pública no Distrito Federal. Serão instaladas 2.397 luminárias de LED em diferentes regiões administrativas, com o objetivo de melhorar a segurança, a eficiência no uso de energia e a qualidade de vida dos moradores.
Áreas como o Setor Oeste de Ceilândia receberão 864 luminárias, enquanto a QR 501 a 517, em Samambaia, ganhará 449 unidades. No Sol Nascente, nas quadras 105 e Chácaras 117, 203 e 01-A, terão 168 luminárias instaladas. O Veredão, em Arniqueira, será beneficiado com 21 novas luminárias.
Em Planaltina, a CEB vai colocar 306 luminárias de LED nos condomínios Morada Nobre, Vale do Sol, Girassol e no Setor Mestre D’Armas. Já em Sobradinho II, a implantação será feita em locais como o Condomínio Petrópolis, SH Contagem, Mansões Vale dos Pinheiros, AR 03 quadra 10 e Quadras 16, totalizando 164 pontos de iluminação.
Outros locais contemplados incluem o Lago Norte, que terá 98 luminárias, e a QE 50, no Guará, com 299 unidades. A tecnologia LED oferece maior durabilidade, melhor iluminação e economia de energia.
Edison Garcia, presidente da CEB, destaca que essas medidas reforçam o compromisso com a população do DF, melhorando a segurança nas ruas e reduzindo os gastos públicos. O uso do LED é um cuidado responsável com a cidade.
Este projeto faz parte do plano da CEB IPes de modernizar toda a rede de iluminação pública do Distrito Federal, priorizando áreas de grande movimentação e aquelas com pontos frágeis no serviço.
Mauro Landim, diretor da modernização da CEB, explica que a instalação de cada luminária é baseada em estudos técnicos e no esforço de tornar o sistema mais eficaz, focando em locais com necessidades maiores. A modernização seguirá atingindo outras regiões.
A troca das antigas lâmpadas pelas luminárias de LED proporciona economia no sistema, diminui a manutenção necessária e aumenta a qualidade da iluminação, contribuindo para o bem-estar da população.
*Informações da CEB IPes