Muitas pessoas sabem que o alongamento é essencial antes de praticar exercícios físicos para melhorar o desempenho e evitar machucados. Porém, quando o alongamento acontece somente nesse momento, pode ser que a disposição não acompanhe durante o dia, e há maior risco de lesões, especialmente se a atividade física for realizada no final da tarde ou à noite.
Por isso, incluir alongamentos pela manhã é uma ótima ideia. Eles não substituem o alongamento pré-treino, mas complementam, entregando benefícios adicionais para o corpo e a mente.
Um estudo divulgado no British Journal of Sports Medicine mostrou que programas de alongamento podem diminuir em até 23% a probabilidade de lesões musculares. Fazer alguns movimentos logo cedo ajuda a proteger os músculos, aumenta a flexibilidade, proporciona mais energia e contribui para o bem-estar geral.
“Dedicar 10 ou 15 minutos assim que acordar pode melhorar a disposição e a concentração para enfrentar o dia. Além dos benefícios físicos, a mente também ganha, promovendo mudanças positivas importantes”, afirma Jessé Ramos, especialista em educação física da TotalPass.
Seis alongamentos para o começo do dia
A seguir, veja seis alongamentos recomendados para diferentes partes do corpo:
Pescoço
- Faça movimentos circulares;
- Olhe para cima e para baixo;
- Incline a cabeça para cada lado, aproximando do ombro.
Braços e ombros
- Dobre o cotovelo direito e leve o braço sobre o peito;
- Use a mão esquerda para apoiar o cotovelo direito durante o alongamento;
- Mantenha essa posição por 30 segundos;
- Troque os braços e repita o alongamento do outro lado.