Está tudo organizado para a 5ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, que acontecerá neste final de semana na Biblioteca Nacional, nos dias 23 e 24. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, o evento visa fortalecer as políticas públicas para as mulheres do Distrito Federal. A participação é aberta a todas e gratuita.
O encontro tem como objetivo unir a sociedade civil e o governo para discutir propostas que ajudem no desenvolvimento do III Plano Distrital de Políticas Públicas para Mulheres, garantindo que as ações sejam criadas com base nas reais necessidades das mulheres.
Antes da conferência, houve três encontros regionais em julho, realizados em Ceilândia, Gama e Sobradinho, onde 200 representantes da população foram escolhidos para participar do evento principal.
Fortalecimento
“A conferência é uma oportunidade na qual as vozes das mulheres se transformam em propostas concretas”, destaca a vice-governadora Celina Leão. “É um momento para construirmos juntos uma sociedade mais justa e igualitária. Nenhuma mulher deve ficar de fora desse processo.”
Entre os principais temas discutidos estão formas de melhorar o diálogo entre governo e comunidade, fortalecer as redes de apoio, integrar políticas públicas, mapear instituições locais e incentivar o protagonismo de grupos feministas.
Organizada pelo Conselho dos Direitos da Mulher do DF, a conferência reunirá movimentos feministas, organizações sociais, órgãos de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, e a Rede de Apoio aos Órfãos do Feminicídio. Ao final, serão escolhidos os representantes do DF para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
“Este é um espaço democrático que une sociedade civil e governo com o objetivo de garantir segurança, dignidade e oportunidades para todas as mulheres”, afirma a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “O envolvimento popular é fundamental para avançarmos em políticas públicas eficazes e permanentes.”
Serviço
5ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres
⇔ Data: sábado (23) e domingo (24)
⇔ Horário: 8h às 17h
⇔ Local: área externa da Biblioteca Nacional – Eixo Monumental