Você certamente já está cansada de saber que o uso do protetor solar diariamente é essencial para manter a pele saudável e jovem, evitando o impacto dos raios solares. O que pode não conhecer, no entanto, é o fato de que alguns alimentos também são capazes de garantir uma boa proteção contra o efeito danoso do sol.
De acordo com um trabalho científico realizado pelo National Center for Biotechnology Information, consumir alimentos ricos em carotenoides, vitaminas C e E e polifenois ajuda a manter o corpo protegido contra os raios UV. Confira alguns deles abaixo para incluir no seu cardápio diário:
Tomate
Rico em o licopeno, que dá a cor vermelha ao fruto, o carotenoide é um antioxidante natural que além de impedir ainda ajuda a reparar danos causados pelos radicais livres às células.
Cenoura
Famoso por contribuir para o bronzeamento da pele, por ser boa fonte de betacaroteno, o alimento previne danos provocados pelo sol e contribui até mesmo para evitar o envelhecimento da cútis.
Aspargo
O alimento, além de diurético e aliado da dieta, ainda é boa fonte de vitamina E, que colabora para a produção de colágeno, capaz de hidratar e regenerar a pele naturalmente.
Batata doce
Além de ser queridinha por quem faz dieta e pratica exercícios físicos, o alimento ainda é outra boa fonte de betacaroteno e, além de proteger a pele contra os danos dos raios solares, ainda melhora a elasticidade da cútis e contribui para o fortalecimento de unhas e cabelos.
Chocolate amargo
Que tal um doce remédio para proteger a pele? Quando possui ao menos 65% de cacau em sua composição, o chocolate é considerado rico em flavonoides, uma substância anti-inflamatória que contribui para a prevenção dos prejuízos do sol para a pele.