Quase quatro de cada dez pessoas que compram pela internet fora do país já desistiram da compra devido ao Imposto de Importação, conhecido como a “taxa das blusinhas”, revela uma pesquisa feita pelo Nexus para a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Entre aqueles que costumam comprar produtos do exterior, o número dos que já cancelaram a compra por causa desse imposto subiu de 13% em maio de 2024 para 38% em outubro. Por outro lado, a porcentagem dos que nunca desistiram caiu de 74% para 50% no mesmo período.
De quem desistiu dessa compra por causa da “taxa das blusinhas”, 42% cancelaram definitivamente. Outros 32% escolheram um produto parecido que chegou no Brasil. Quatorze por cento preferiram ir a uma loja física, e 11% buscaram algo semelhante em outro site internacional.
Segundo a CNI, esses números mostram um efeito positivo para a indústria brasileira. Porém, Márcio Guerra, superintendente de Economia da entidade, afirma que o imposto ainda está muito baixo para equilibrar a situação, já que outros países cobram taxas muito menores.
Outros motivos
Além do Imposto de Importação, outros motivos também fazem as pessoas desistirem de comprar fora pela internet, segundo a pesquisa. Por exemplo, 36% das pessoas cancelaram a compra devido ao ICMS.
O frete caro levou 45% dos consumidores a desistirem da compra. Já 32% deixaram de comprar por causa da demora na entrega.
A pesquisa entrevistou 2.008 pessoas com 16 anos ou mais, entre 10 e 15 de outubro, em todas as 27 unidades federativas do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com 95% de confiança.
Estadão Conteúdo
