O Sistema Único de Saúde (SUS) completou 35 anos, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que este sistema é um dos maiores do mundo no serviço público de saúde. Ao longo dessas mais de três décadas, o SUS mudou completamente o acesso à saúde para os brasileiros.
Antes do SUS, só quem contribuía para a Previdência Social tinha direito a atendimento público de saúde. Hoje, o SUS é um sistema descentralizado, que funciona em todo o país, com a participação dos municípios e da população.
Alexandre Padilha ressaltou que o SUS garante atendimento para todas as pessoas, com justiça e integralidade.
O ministro destacou serviços essenciais oferecidos pelo SUS, como a produção e a distribuição de vacinas nas unidades básicas de saúde em todo o território nacional. Também citou tratamentos especializados como transplantes, hemodiálise, cuidados contra o câncer e reabilitação de pacientes. O trabalho dos agentes comunitários de saúde é fundamental para levar esses serviços à população.
Alexandre Padilha lembrou ainda do atendimento específico para pessoas em situação de rua, comunidades indígenas, além de áreas rurais, ribeirinhas e quilombolas. O SUS também oferece a rede de apoio psicossocial e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Outros serviços importantes mencionados são os transplantes, doação de sangue, bancos de leite e o fornecimento de remédios, incluindo os de alto custo. O cuidado com pessoas que têm doenças raras, os tratamentos contra o câncer e os cuidados paliativos também são garantidos pelo sistema público.
Entre os desafios do SUS está o tempo de espera para consultas, exames, diagnósticos e cirurgias eletivas, problema que piorou durante a pandemia de covid-19. Para melhorar essa situação, foi criado o programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera para exames e tratamentos em áreas como oncologia, ginecologia, saúde da mulher, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia.
Alexandre Padilha qualificou o SUS como a maior conquista social do Brasil, sendo um sistema que oferece saúde para toda a população de maneira gratuita e universal.