A empresa americana Silent Pocket lançou uma espécie de capinha de couro para celular com um revestimento especial capaz de bloquear qualquer sinal eletromagnético, deixando o aparelho fora do alcance de hackers. Em tempos de vigilância e ataques contra a privacidade, o smartphone pode por em risco os dados pessoais dos usuários por estar sempre conectado – e exposto a golpes.
Por fora o comprador vê couro, mas o segredo está na parte interna. A Silent Pocket é composta por uma proteção metálica que também funciona como ímã para repelir sinais de torres de celular, entre eles Wi-Fi, NFC, Bluetooth, GPS e RFID.
A preocupação maior está em uma vulnerabilidade presente em qualquer smartphone: mesmo desligados, eles ainda podem enviar e receber sinais eletromagnéticos. A promessa é, portanto, proteger o celular contra hackers que tentem realizar invasões à distância – desde que o aparelho esteja com sua capa.
“Vivemos em um mundo onde é imperativo que nos protejamos contra ameaças sem fio. Nossos produtos permitem que você controle quando e como seus aparelhos ficam off-line. Não importa o que você faz, proteger a privacidade se tornou uma necessidade”, diz o fundador da Silent Pocket, Aaron Zar.
A Silent Pocket usa o Kickstarter, plataforma de financiamento coletivo, para realizar a pré-venda da sua capa de celular e uma série de outros artigos em couro revestidos com a proteção especial.
São capas para tablets e cartões de crédito, carteiras, cases para laptops e maletas que podem ser usadas com praticamente qualquer dispositivo eletrônico para bloquear sinais de entrada e saída.
O produto mais barato, um porta cartão de crédito, sai por US$ 8 já com frete para o Brasil. Já o mais caro, uma maleta com lacre magnético, custa US$ 151 também com transporte incluso. A entrega está prevista para começar em outubro de 2015.