Os bombeiros e a Defesa Civil dos Estados Unidos conseguiram ajudar centenas de pessoas que precisaram de apoio depois da enchente que ocorre no estado do Texas desde sexta-feira (4/7). Até sábado (5/7), as autoridades confirmaram que 27 crianças continuam desaparecidas. Elas faziam parte de um grupo que estava em um acampamento cristão de verão chamado Camp Mystic, conforme informado pela rede CNN.
O número de crianças desaparecidas foi informado pelo administrador municipal de Kerrville, Dalton Rice, durante entrevista neste sábado.
“Estamos ajudando centenas de pessoas que estavam nesses acampamentos durante todo o dia”, relatou Rice.
O Rio Guadalupe, que cruza vários desses acampamentos, subiu cerca de 6 metros. O aumento rápido do volume de água causou muita destruição. Carros foram arrastados pela correnteza, vegetação e casas foram danificadas, entre outros prejuízos.
O público nos acampamentos aumentou devido às celebrações do Dia da Independência dos Estados Unidos, comemorado em 4 de julho. Esse fator dificulta a contabilização exata das pessoas desaparecidas.
Rice explicou que “os campistas chegam para o fim de semana do 4 de julho, as pessoas estão acampando ao longo das margens do rio, muitas vêm para visitar — e ainda não sabemos o número exato”.
As áreas mais atingidas pela enchente ficam nas margens do Rio Guadalupe. O xerife do Condado de Kerr, Larry L. Leitha, informou que pelo menos 51 pessoas perderam a vida.
O presidente Donald Trump manifestou solidariedade às famílias afetadas e afirmou estar em oração, junto à primeira-dama dos EUA, Melania Trump. Ele acrescentou que o governo está cooperando com as autoridades locais para prestar assistência aos atingidos.
“O governo de Trump está colaborando com as autoridades estaduais e locais no Texas para responder à grave inundação de sexta-feira. Nossa secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, estará presente em breve”, declarou o presidente.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros seguem empenhados em encontrar as pessoas desaparecidas, ajudar os feridos e salvar aqueles que estão isolados pela enchente.