São Paulo, 30 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira, 30, que as tarifas comerciais aplicadas por seu governo não estão prejudicando a economia americana, contrariamente ao que muitos previam, e têm gerado uma receita significativa para o país. Ele falou durante um evento sobre tecnologia em saúde na Casa Branca.
De acordo com o presidente, o Tesouro norte-americano deve arrecadar US$ 200 bilhões com as tarifas no próximo mês. Ele ressaltou que “grandes somas de dinheiro estão chegando ao nosso país por meio das tarifas”, provando a eficácia da política comercial adotada.
Trump também mencionou a melhoria de vários indicadores econômicos, afirmando que “a inflação está caindo pelo quinto mês consecutivo, mais rápido do que o previsto”. Ele destacou a maior confiança dos consumidores e os investimentos das empresas, que segundo ele, demonstram o fortalecimento da economia durante sua gestão.
Sobre a relação com parceiros internacionais, Trump elogiou os avanços das negociações com a China, destacando o trabalho realizado pelo secretário do Tesouro. “Bessent fez um excelente trabalho na reunião com a China”, afirmou. Mais cedo, o presidente disse que as conversas tarifárias com o país asiático estavam indo muito bem.
Em relação ao bloco europeu, Trump frisou a importância do novo acordo assinado, dizendo que “o acordo com a UE é, talvez, um dos maiores já firmados na história”. As informações foram obtidas a partir da Agência Brasil.