Nossa rede

Espaço Mulher

Pele mista, seca ou oleosa? Entenda qual é o seu tipo e como cuidar dela

Publicado

dia

Saber quais são os cuidados específicos que o rosto precisa faz toda a diferença ao montar uma rotina de beleza efetiva.

As opções de cosméticos e tratamentos de beleza disponíveis no mercado estão crescendo cada vez mais. Na hora de escolher em quais deles investir, é essencial saber se a sua pele é mista, seca ou oleosa, afinal, utilizar um produto errado pode trazer o resultado contrário do desejado e até prejudicar a saúde facial.

Para facilitar a tarefa de identificar os diferentes tipos de pele, listamos abaixo algumas dicas e os cuidados necessários para a rotina de beleza de cada uma delas. Pronta para descobrir a sua?

 

(Sasha_Suzi/Thinkstock)

Pele mista

Presente entre a maioria das brasileiras, a pele mista tem a produção de sebo em excesso concentrada na chamada zona T, onde ficam a testa, nariz e queixo. Normalmente, essas regiões também contam com o aparecimento de cravos e poros mais aparentes.

Cuidados

“Por ter a parte central da face oleosa e o restante ressecado, esse tipo de pele precisa de uma rotina equilibrada de cuidados. O indicado é usar um sabonete líquido facial ou espuma de limpeza para higienizar o rosto duas vezes ao dia. O filtro solar oil free ou em gel também é necessário. Eu sempre aconselho a utilização de um sérum hidratante e antioxidante de textura leve antes do protetor e a minha preferência é que contenha vitamina C, que ajuda a combater o envelhecimento precoce”, explica a dermatologista Dra. Valéria Campos.

Para esse tipo de pele, é ideal ficar longe de produtos muito oleosos e, também, os abrasivos, que tendem a machucar a face e causar o efeito rebote (quando o organismo entende que há algo de errado com a derme e produz mais óleo para protegê-la).

Pele seca

A pele ressecada possui pouca produção de sebo e conta com uma sensação de repuxamento ao longo do dia. Durante o frio, ela sofre mais e não é raro a descamação de algumas regiões pontuais.

Cuidados

Caprichar na hidratação e evitar alguns hábitos que podem ressecá-la ainda mais são os principais pontos de atenção na hora de cuidar dela. “Para começar a rotina de beleza da pele seca, o melhor é utilizar um sabonete em mousse para higienizá-la. A água micelar também é uma boa alternativa, principalmente para retirar a maquiagem. Depois da limpeza, é indicado repor a hidratação perdida com um sérum mais oleoso ou um hidratante específico, que tende a ser mais concentrado. Em seguida, é hora de aplicar um protetor solar e a dica é usar uma versão com cor, que protege também da luz visível. A noite, uma boa opção é usar um creme com ácido hialurônico, que potencializa a hidratação e diminui a irritação facial. Além disso, evitar tomar banho muito quente para não retirar a camada natural de proteção da derme é essencial”, indica Dra. Valéria.

Pele oleosa

A oleosidade ocorre pela produção de sebo em excesso das glândulas sebáceas e é uma característica genética. “A melhor maneira de identificar qual é o tipo de pele é sentido o rosto. A oleosa, é aquela que depois de algumas horas após a higienização já começa a apresentar pontos de brilho pela face”, explica a dermatologista Dra. Valéria Campos.

Cuidados

Para quem sofre com a oleosidade, é indicado o uso de cosméticos que retirem o excesso de sebo e inibam a secreção de mais gordura. “Hoje já encontramos alguns séruns e protetores solar que ajudam a diminuir a produção das glândulas sebáceas”, explica Dra. Valéria. Pela manhã e à noite, utilizar um sabonete adstringente ajuda a higienizar a pele e a controlá-la. Usar o filtro solar não-comedogênico (que não entope os poros) e com ação anti-acne e evitar maquiagem de textura oleosa são atitudes essenciais para controlar o aparecimento de espinhas.

“O excesso de limpeza, o uso de tônicos com a presença de álcool ou enxofre e esfoliantes abrasantes podem piorar a aparência de oleosidade, pois são produtos muito agressivos e que ressecam demais o rosto, o que leva ao efeito rebote”, diz a dermatologista Dra. Valéria Campos. Outro ponto de atenção é a hidratação facial, pois a presença de óleo não é sinônimo de pele hidratada. Aplicar um sérum de textura leve ou hidratante oil free que contem com vitamina C ou E em sua composição também é indicado.

Comentário

Espaço Mulher

4 cuidados para deixar os lábios bonitos e hidratados

Publicado

dia

Especialista deu dicas valiosas para cuidar da região

Lábios (CLAUDIA/Reprodução)

A boca é uma parte do corpo que, muitas vezes, passa despercebida dos cuidados diários. Porém, se não cuidarmos bem, ela pode ficar ressecada durante as estações mais frias e até mesmo perder sua coloração original.

A boa notícia é que os cuidados com os lábios estão em evidência no mundo da beleza. Cada vez mais blogueiras e marcas estão incentivando o cuidado com esta região do corpo e há diversos tratamentos naturais para tratar da área.

O dermatologista Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, deu algumas dicas de  cuidados para deixar os lábios mais bonitos e hidratados. Confira:

Esfoliação

É importante fazer uma esfoliação nos lábios uma vez na semana, já que ela remove as células mortas e peles soltas da região, deixando a região mais lisa e uniforme. “Esse procedimento deve ser feito com atenção, já que, quando realizado de forma excessiva, em vez de remover as células, a esfoliação acaba traumatizando a área e gerando lesões”, afirma o especialista. Além disso, você deve atentar-se a sempre utilizar produtos específicos para a área.

Hidratação

Assim como qualquer outra parte do corpo, os lábios também sofrem com ressecamento, inflamações e envelhecimento precoce. A melhor opção de produto para promover a hidratação são os lip balms. Alguns batons também possuem propriedades hidratantes.

Hidratação labial

 (Yaroslav Mikheev/Getty Images)

“Os balms labiais possuem manteigas hidratantes, óleos, antioxidantes, vitamina E, colágeno e outras substâncias que ajudam a hidratar rapidamente os lábios”, explica. Ele também chama atenção para a importância de verificar o rótulo do produto, já que ele não deve conter fragrâncias ou petrolato em sua fórmula.

Proteção

“Assim como a pele, os lábios também sofrem com os danos causados pela exposição solar, que podem levar ao surgimento de manchas, rugas, ressecamento e até mesmo câncer de lábios”, diz. Por isso, é extremamente importante aplicar protetores labiais com fator de proteção solar de, no mínimo, 30 FPS, que devem ser aplicados a cada duas horas.

Beba água

 (seb_ra/ThinkStock)

Uma das principais causas do ressecamento dos lábio é a desidratação, por isso é recomendado que se faça uma ingestão de no mínimo dois litros de água. Isso, além de manter o corpo mais hidratado, é uma forma de promover a manutenção da umidificação dos lábios, deixando-os macios.

Ver mais

Espaço Mulher

Alerta de tendência: a versão repaginada da unha francesinha

Publicado

dia

O novo modelo é minimalista, mas muito estiloso

(@betina_goldstein/Instagram)

Toda mulher sabe que um dos estilos básicos que mais fazem sucesso nas unhas é a francesinha. Simples e sofisticada, ela é perfeita para qualquer tipo de ocasião.

A novidade é que a francesinha ganhou uma versão repaginada que é muito estilosa e é perfeita para quem quer arrasar por aí. O modelo surgiu em novos formatos e colorações, tudo depende da imaginação de quem for usá-lo.

Com modelos que vão da tradicional cor branca a um ombré colorido, a nova versão da francesinha é fashion e um super acerto no visual.

Versão francesinha repaginada

 (@angelmanimani/Instagram)

Versão francesinha repaginada

 (@happynailspa_nj/Instagram)

Versão francesinha repaginada

 (@happynailspa_nj/Instagram)

Versão francesinha repaginada

 (@thebeautiquebyelizabeth/Instagram)

Versão francesinha repaginada

 (@nailpimp/Instagram)

Versão francesinha repaginada

 (@nailpimp/Instagram)

Versão francesinha repaginada

 (@betina_goldstein/Instagram)

Ver mais

Espaço Mulher

Deu ruim: jovem xinga esteticista por sobrancelhas de ‘vilão de desenho’

Publicado

dia

Caron McLeod viralizou no Twitter após desabafar sobre procedimento estético ter resultado nada satisfatório

Uma estudante escocesa está passando por um momento bastante constrangedor após um procedimento estético ter dado errado. Caron McLeod, de 21 anos, compartilhou em seu Twitter uma foto de suas sobrancelhas. A web não perdoou e começou a fazer comparações com personagens de desenhos animados.

A jovem revelou que foi ao salão para fazer as sobrancelhas com cera e tinta. Revoltada, usou a rede para xingar o esteticista responsável pelo resultado nada satisfatório. “Me corrijam se eu estiver errada, mas eu acho que o **** que fez minhas sobrancelhas era cego”, escreveu ela no tweet.

Ver imagem no Twitter

Sua publicação viralizou na rede atingindo mais de 3 mil curtidas e muitos comentários e comparações, como com o vilão Robbie Rotten, da série infantil Lazytown. “Ela deve ser uma fã de Lazytown”, brincou um usuário.

Tweet - Lazytown

 (Twitter/Reprodução)

Apesar de não ter revelado o nome do salão de beleza em que fez o procedimento, ela contou que o esteticista se ofereceu gratuitamente para consertar o erro.

Mas, com receio de que poderia ficar ainda pior, Caron decidiu que iria arrumar as suas sobrancelhas por conta própria.

Ver mais
Publicidade

Escolha o assunto

Publicidade