Nossa rede

Espaço Mulher

Pele mista, seca ou oleosa? Entenda qual é o seu tipo e como cuidar dela

Publicado

dia

Saber quais são os cuidados específicos que o rosto precisa faz toda a diferença ao montar uma rotina de beleza efetiva.

As opções de cosméticos e tratamentos de beleza disponíveis no mercado estão crescendo cada vez mais. Na hora de escolher em quais deles investir, é essencial saber se a sua pele é mista, seca ou oleosa, afinal, utilizar um produto errado pode trazer o resultado contrário do desejado e até prejudicar a saúde facial.

Para facilitar a tarefa de identificar os diferentes tipos de pele, listamos abaixo algumas dicas e os cuidados necessários para a rotina de beleza de cada uma delas. Pronta para descobrir a sua?

 

(Sasha_Suzi/Thinkstock)

Pele mista

Presente entre a maioria das brasileiras, a pele mista tem a produção de sebo em excesso concentrada na chamada zona T, onde ficam a testa, nariz e queixo. Normalmente, essas regiões também contam com o aparecimento de cravos e poros mais aparentes.

Cuidados

“Por ter a parte central da face oleosa e o restante ressecado, esse tipo de pele precisa de uma rotina equilibrada de cuidados. O indicado é usar um sabonete líquido facial ou espuma de limpeza para higienizar o rosto duas vezes ao dia. O filtro solar oil free ou em gel também é necessário. Eu sempre aconselho a utilização de um sérum hidratante e antioxidante de textura leve antes do protetor e a minha preferência é que contenha vitamina C, que ajuda a combater o envelhecimento precoce”, explica a dermatologista Dra. Valéria Campos.

Para esse tipo de pele, é ideal ficar longe de produtos muito oleosos e, também, os abrasivos, que tendem a machucar a face e causar o efeito rebote (quando o organismo entende que há algo de errado com a derme e produz mais óleo para protegê-la).

Pele seca

A pele ressecada possui pouca produção de sebo e conta com uma sensação de repuxamento ao longo do dia. Durante o frio, ela sofre mais e não é raro a descamação de algumas regiões pontuais.

Cuidados

Caprichar na hidratação e evitar alguns hábitos que podem ressecá-la ainda mais são os principais pontos de atenção na hora de cuidar dela. “Para começar a rotina de beleza da pele seca, o melhor é utilizar um sabonete em mousse para higienizá-la. A água micelar também é uma boa alternativa, principalmente para retirar a maquiagem. Depois da limpeza, é indicado repor a hidratação perdida com um sérum mais oleoso ou um hidratante específico, que tende a ser mais concentrado. Em seguida, é hora de aplicar um protetor solar e a dica é usar uma versão com cor, que protege também da luz visível. A noite, uma boa opção é usar um creme com ácido hialurônico, que potencializa a hidratação e diminui a irritação facial. Além disso, evitar tomar banho muito quente para não retirar a camada natural de proteção da derme é essencial”, indica Dra. Valéria.

Pele oleosa

A oleosidade ocorre pela produção de sebo em excesso das glândulas sebáceas e é uma característica genética. “A melhor maneira de identificar qual é o tipo de pele é sentido o rosto. A oleosa, é aquela que depois de algumas horas após a higienização já começa a apresentar pontos de brilho pela face”, explica a dermatologista Dra. Valéria Campos.

Cuidados

Para quem sofre com a oleosidade, é indicado o uso de cosméticos que retirem o excesso de sebo e inibam a secreção de mais gordura. “Hoje já encontramos alguns séruns e protetores solar que ajudam a diminuir a produção das glândulas sebáceas”, explica Dra. Valéria. Pela manhã e à noite, utilizar um sabonete adstringente ajuda a higienizar a pele e a controlá-la. Usar o filtro solar não-comedogênico (que não entope os poros) e com ação anti-acne e evitar maquiagem de textura oleosa são atitudes essenciais para controlar o aparecimento de espinhas.

“O excesso de limpeza, o uso de tônicos com a presença de álcool ou enxofre e esfoliantes abrasantes podem piorar a aparência de oleosidade, pois são produtos muito agressivos e que ressecam demais o rosto, o que leva ao efeito rebote”, diz a dermatologista Dra. Valéria Campos. Outro ponto de atenção é a hidratação facial, pois a presença de óleo não é sinônimo de pele hidratada. Aplicar um sérum de textura leve ou hidratante oil free que contem com vitamina C ou E em sua composição também é indicado.

Comentário

Espaço Mulher

Vestido de noiva dourado: Pinterest revela tendência para 2019

Publicado

dia

Alerta de tendência: rede social registra aumento de 1552% nas buscas por modelos dourados

Vestido de noiva dourado (Instagram/Reprodução)

Há tempos que o branco deixou de ser unanimidade entre as noivas. Ainda que de maneira discreta, a cor já vem sendo substituída por outras alternativas.

Um bom exemplo é a atriz Claudia Raia, que se casou no último sábado (8) com Jarbas Homem de Mello usando um vestido azul serenity. Veja aqui o look escolhido pela atriz.

Segundo a última lista Pinterest 100, que revela as tendências para os meses futuros, é o dourado que promete dominar os altares em 2019.

Em relatório global divulgado nesta terça-feira (11), a rede social revelou que as buscas por vestidos de casamento dourados tiveram aumento de 1552%.

Versátil, a cor possui infinitas tonalidades, permitindo que cada noiva encontre um vestido dourado para chamar de seu. Os modelos podem variar de opções mais amareladas até fundos mais fechados, lembrando tons de cobre.

&nbsp

Ver mais

Espaço Mulher

Brie Larson usa bolsa feita por artesãs cearenses em sua visita ao Brasil

Publicado

dia

A ‘Capitã Marvel’ combinou o acessório coloridinho, de crochê e palha, com um look igualmente fofo.

Além de ter sido uma das principais atrações da Comic Con Experience 2018, a Capitã Marvel, ou melhor, a atriz Brie Larson, aproveitou que estava de passagem por São Paulo, na última sexta (07), para, também, dar uma de turista e fazer uma visita ao MASP, um dos principais museus da cidade.

Para o passeio, Brie escolheu um look bem confortável e divertidinho: ela combinou um vestido tipo slip dress, estampado com estrelas coloridas, com uma jaqueta bomber de mesma padronagem, ambos da marca britânica HVN by Harley Viera-Newton. Nos pés, tênis da Keds e meias transparentes da Peach Socks.

Porém, queremos mesmo é chamar atenção para os acessórios, cuidadosamente escolhidos pela atriz. Além dos óculos de sol vermelhos com toda uma pegada geométrica, ela arrematou o lookinho com uma bolsa redonda de crochê, macramê e palha, assinada pela marca brasileira Catarina Mina.

O mais legal é que a peça, batizada de Tambor do Tempo, foi confeccionada por artesãs da região de Itaitinga, em Fortaleza, no Ceará. Trazendo estampas náuticas e africanas da artista Yassin Lahmar, o acessório faz parte de uma coleção da marca em parceria com os estilistas brasileiros Dudu Bertholini e Rita Comparato.

 

Ver mais

Espaço Mulher

Ivete lança primeiro clipe do DVD que gravou; confira ‘Teleguiado’

Publicado

dia

O vídeo foi divulgado menos de 24 horas após ter sido captado

Menos de 24 horas após a gravação de seu novo DVD, que aconteceu ontem (8) no Allianz Parque, em São Paulo, Ivete Sangalo já lançou o primeiro clipe para a música “Teleguiado”. A canção promete ser hit do carnaval 2019 e agitou o público.

‘Live Experience’ reuniu cerca de 50 000 pessoas no estádio da Zona Oeste da capital paulista. Participaram da festa convidados como Marília Mendonça, Alejandro Sanz, Ferrugem e Léo Santana.

O momento mais esperado, no entanto, foi o dueto que fez com Claudia Leitte. As duas cantaram juntas, trocaram elogios e se divertiram no palco.

Confira o clipe de Teleguiado:

 

 

Ver mais
Publicidade

Escolha o assunto

Publicidade