Nossa rede

Brasília

Em média, 190 motoristas são multados por dia no DF por uso de celular

Publicado

dia

Em relação ao primeiro semestre de 2017, quando foram autuados 32.812 condutores, houve aumento de 5%

No primeiro semestre deste ano, foram autuados no Distrito Federal 34.413 condutores pelo uso do celular ao volante. Conforme dados do Departamento de Trânsito (Detran-DF), são 190 registros diários, ou seja, oito por hora.

Em relação ao primeiro semestre de 2017, quando foram autuados 32.812 condutores, o aumento foi em torno de 5%. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista flagrado utilizando o celular ao volante recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira de Habilitação.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante é a terceira causa de mortes no trânsito. Prejudica a atenção do condutor, a percepção periférica do ambiente e o tempo de resposta diante de uma ocorrência súbita no tráfego.

Para o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, a situação é tão preocupante quanto à ingestão de bebida alcoólica: “Também é importante conscientizar os passageiros sobre os riscos que todos correm quando o motorista se distrai ao volante”.

O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) também alerta que dirigir e telefonar ou acessar as redes sociais pode gerar acidentes graves, pois os condutores trafegam muitos metros sem olhar para o trânsito, ultrapassando a faixa de rolagem, freando bruscamente, caindo em buracos e até causando situações de risco inesperadas.

Comentário

Política BSB

Enteado de Duda Mendonça dá as cartas na comunicação de Zema

Publicado

dia

Todo pedido de informação passa por André Cabral

Romeu Zema: chefe na comunicação é enteado de Duda Mendonça (Assembleia Legislativa de MG/Divulgação)

Enteado de Duda Mendonça, o jornalista André Cabral assumiu o posto máximo na comunicação de Romeu Zema.

Todos os pedidos passam, obrigatoriamente, pelo seu crivo.

Cabral é filho de Aline Waxman Mendonça, mulher de Duda.

Ele já trabalhou, inclusive, para a empresa do casal, a Duda Propaganda. E, em 2010, integrou a equipe de comunicação da campanha de Hélio Costa (MDB) Patrus Ananias (PT) ao governo mineiro.

Duda tem forte histórico com o PT. Em 2002, foi responsável pela vitoriosa campanha de Lula à presidência.

Em 2005, ele confessou à CPI dos Correios ter recebido R$ 10,5 milhões pela campanha à eleição de Lula via caixa 2.

Em 2017, Duda envolveu-se em novo escândalo.

Num acordo de delação premiada, revelou irregularidades em relação às gráficas que prestaram serviço para a chapa Dilma-Temer na campanha eleitoral de 2014. Fonte: Portal Veja

 

 

Ver mais

Política BSB

Ex-professor da FGV é nomeado presidente do Inep, responsável pelo Enem

Publicado

dia

Marcus Vinicius Rodrigues é doutor em engenharia de produção e atuou como gestor da Fundação Getúlio Vargas para os países de língua estrangeira por 15 anos

O professor da FGV Marcus Vinicius Rodrigues foi nomeado como presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo ENEM (FGV/Youtube)

O ex-professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Marcus Vinicius Rodrigues foi nomeado, nesta terça-feria, 22, como presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele substitui Maria Inês Fini, que ocupava o cargo desde 2016.

Rodrigues é doutor em engenharia da produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em administração de empresas pela federal de Minas Gerais e engenheiro eletricista pela federal do Ceará, segundo seu perfil no Linkedin. Ele atuou durante 15 anos na FGV como gestor para os países de língua portuguesa.

A nomeação foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União e assinada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. O novo presidente do Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), será responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enccja).

O governo já havia anunciado que Maria Inês não permaneceria no cargo. O seu nome chegou a ser cotado para chefiar o MEC, mas a última prova do Enem, que era de responsabilidade dela, desagradou o presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Portal Veja

Ver mais

Política BSB

Ex-médico de FHC recebe passaporte diplomático de Bolsonaro

Publicado

dia

É também médico do atual presidente

O presidente Bolsonaro gesticula com a caneta que usou para assinar o decreto presidencial que flexibiliza a posse de armas de fogo, no Palácio do Planalto, em Brasília – 15/01/2019 (Evaristo Sa/AFP)

O médico Ricardo Peixoto Camarinha recebeu passaporte diplomático de Jair Bolsonaro. Camarinha é tenente-coronel médico da Aeronáutica e prestou serviços ao ex-presidente FHC.

Ele é o responsável pela saúde do atual presidente em seu gabinete. Fonte: Portal Veja

Ver mais
Publicidade

Escolha o assunto

Publicidade