Reduzindo o consumo
A ideia do chuveiro Vapo é bem simples: fazer com que as pessoas usem a água corrente somente na hora de enxaguar o corpo, sem se sentirem desconfortáveis ao fechar a torneira. Para isso, os estudantes conceberam um equipamento que libera não somente água, mas também vapor (assim como nas saunas).
Ao ensaboar ou passar shampoo, é possível interromper o fluxo de água no chuveiro e liberar somente o vapor, garantindo a sensação prazerosa de um banho prolongado. Com isso, o fluxo é reduzido durante os banhos (que, por si só, costumam ser responsáveis por 80% do consumo de água em uma residência).
Como funciona
O chuveiro Vapo ainda é um projeto de design e, por isso, não saiu do papel. Mas, mesmo que seja somente um conceito, ele deve ganhar apoiadores rapidamente.
Pensando nisso, os estudantes chineses já planejaram o funcionamento do equipamento: a cabeça do chuveiro é um anel circular dividido em dois. Enquanto o anel interno libera água, o externo libera vapor.
Por meio de um painel de controle touchscreen, o usuário pode, não somente, escolher entre água e vapor, como também ajustar a temperatura, a quantidade de água liberada e até mesmo o nível de concentração do vapor.
Outras iniciativas de sucesso
O chuveiro Vapo parece ser uma excelente ideia, não é mesmo? Mas já existem muitas outras iniciativas para a redução de consumo de água e energia na hora do banho.
Um exemplo é o chuveiro que pode limitar o tempo do usuário na ducha de forma customizada, além de informar o consumo de energia e água e uma projeção de custo total mensal. Já os equipamentos redutores de vazão podem ser instalados para diminuir o fluxo de água e reduzir o consumo em até 50%!
Outra iniciativa (inspirada nos sistemas usados por astronautas) filtra e reaproveita a água escoada durante um mesmo banho, além de armazenar o aquecimento do chuveiro no interior do próprio equipamento, economizando energia.
Já sabemos que a água doce corresponde a menos de 3% de toda a água disponível no mundo. Além disso, nem toda a água doce disponível é própria para o consumo humano. Essa dura realidade torna as estratégias para redução de consumo de água (assim como uso de energia gerada a partir de água) fundamentais para a garantia de um futuro sustentável.
E você? Gostou dessa ideia? Compartilhe outras propostas para economizar água e energia em nosso dia a dia!