26.5 C
Brasília
sábado, 02/11/2024
--Publicidade--

Plantio de árvores no DF será tema de encontro no Guará neste sábado (17)

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
26.5 °
26.5 °
61 %
5.1kmh
75 %
sáb
26 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
19 °
qua
20 °

Em Brasília

O evento vai reunir órgãos governamentais, entidades públicas e comitês das regiões administrativas

‌Aumentar o índice de arborização das regiões administrativas (RAs) e construir uma cultura de regeneração ambiental na população. Esses são alguns dos temas que serão debatidos no 2º Encontro dos Comitês de Plantio e Associações dos Parques Ecológicos do Distrito Federal, marcado para este sábado (17). O evento é aberto ao público e será realizado das 9h às 12h, no salão da Administração Regional do Guará, na QE 5.

Entre as metas para o DF, este ano deverão ser plantadas um milhão de árvores, prioritariamente espécies do Cerrado | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

‌Estarão presentes representantes do Instituto Brasília Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente (Sema), do Instituto Regenerativo Tempo de Plantar e dos 27 comitês de plantio das RAs – que são geridos por uma rede de voluntários. O primeiro encontro sobre o tema ocorreu em 2019, no Memorial dos Povos Indígenas.

‌“Estimular a população a plantar árvores, especialmente as nativas da região, é um dos caminhos para fortalecer a importância do bioma Cerrado e toda sua biodiversidade, afinal sua vegetação é atrativa para diferentes animais silvestres típicos”, salienta o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutenberg Gomes. “A sociedade se beneficia de muitas formas quando a população participa de ações de plantio e de manutenção da vegetação do cerrado”.

‌Em maio deste ano, o governador Ibaneis Rocha instituiu o primeiro domingo do mês de dezembro como o Dia Oficial de Plantio de Mudas de Árvores. Por ser o início do período chuvoso, a data é considerada uma das melhores para se plantar diversas espécies.

‌O presidente do Instituto Regenerativo Tempo de Plantar, Paulo César Araújo, afirma que, neste ano, a meta é plantar um milhão de árvores. Segundo ele, o plantio será regulado pelo Ibram a partir de um grupo de trabalho e vai priorizar espécies nativas do cerrado. A ação deve ocorrer, principalmente, nos parques ecológicos. “Queremos aumentar o índice de arborização nas regiões, para levar mais qualidade de vida aos moradores”, completa ele.

‌“Ao longo de toda nossa vida, sempre estivemos voltados a experiências de consumo da terra. A gente não vive para recuperar o que já foi destruído”, pontua. “Queremos criar a cultura de regeneração no DF, estimulando a população a plantar árvores, estar atento a áreas degradadas.”

‌O administrador regional do Guará, Artur Nogueira, afirma que a cidade está animada em receber o evento e destaca que o cuidado com a natureza é uma prioridade. “O Guará é referência em cuidado com o meio ambiente e apoio ao desenvolvimento sustentável. O plantio de mudas pelos parques, quadras e praças tem sido um diferencial da nossa cidade. A administração está de portas abertas para receber e incentivar encontros como esse”, diz.

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -