Tempestades de neve estão atingindo regiões dos Estados Unidos, e dezenas de milhões de norte-americanos podem enfrentar condições climáticas perigosas. Além
Companhias aéreas cancelaram ou atrasaram na sexta-feira (12) mais de 3.600 voos. Aviões ficaram no solo no Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago, devido ao vento e à neve.
No Meio-Oeste dos EUA houve nevascas e ventos de até 96 quilômetros por hora.
As condições de tempo devem ser as mesmas neste sábado, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês).
A agência pediu para que as pessoas não peguem estradas e, se possível, adiem viagens.
Zack Taylor, meteorologista do Centro de Previsão do Tempo do serviço nacional, afirmou que as condições de tempo agora são perigosas na região dos Grandes Lagos e no alto Meio-Oeste.
Os danos causados pelo mau tempo
- Mais de 700 voos foram cancelados ou atrasados no aeroporto de Chicago na sexta-feira.
- Milwaukee, no Wisconsin, deve receber a maior quantidade de neve, de 30 a 45 centímetros, com ventos de até 65 quilômetros por hora durante o fim de semana.
- O oeste do estado de Nova York pode ser coberto por mais de trinta centímetros de neve. Depois que esse sistema avançar para o leste, a neve com “efeito lago” poderá trazer vários centímetros a mais até segunda-feira para a área de Buffalo.
- Outros 13 milhões de pessoas que vivem perto do Oceano Atlântico ou de grandes cursos de água na Virgínia, ao norte da Nova Inglaterra, estavam sob a ameaça de inundações devido às fortes chuvas e neves dos últimos dias.
- Ao sul, no Mississippi, cerca de 3 milhões de pessoas estavam sob a ameaça de tornados e fortes tempestades. O NWS alertou que ventos de até 100 quilômetros por hora poderiam danificar telhados e derrubar árvores e linhas de energia.
No início da próxima semana, espera-se que o ar ártico a caminho do sul provoque condições perigosamente frias para grande parte dos EUA.