Florescendo do cerrado ao caribe, o buriti é um fruto rico em vitaminas e dá origem a um óleo que pode até cicatrizar feridas
Embora floresça na maior parte do Brasil, indo do Cerrado à Amazônia, o buriti é uma fruta tropical pouco conhecida da população em geral. Esta alimento, porém, tem diversos benefícios e possibilidades de consumo que podem ser uma ótima alternativa para quem quer ter uma alimentação mais saudável.
O buriti possui uma casca vermelha grossa que esconde um fruto amarelo de sabor levemente adocicado, ácido e de uma textura oleaginosa. A cor intensa da alimento deriva de sua grande concentração de betacaroteno, um antioxidante potente que é capaz de combater os radicais livres, células que levam ao envelhecimento celular.
“Ao incluir o buriti na dieta, conseguimos um aporte de antioxidantes e anti-inflamatórios que são fundamentais para a prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis como a hipertensão, a obesidade e a diabetes”, explica a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
A ação dos antioxidantes do fruto preserva a saúde de todo o organismo, mas seu impacto é mais conhecido na manutenção da firmeza da pele. Além do betacaroteno, a alimento também é rico em vitamina C, um antioxidante e anti-inflamatório que reforça o funcionamento do sistema imunológico.
O óleo de buriti
O buriti pode ser consumido in natura, em doces e sucos, mas também é conhecido por ser a origem de um óleo, extraído por prensagem da polpa.
O óleo da fruta possui intensas propriedades hidratantes para a pele, sendo amplamente usado em cosméticos com a capacidade de amenizar rugas e até potencializar a cicatrização.
“O óleo extraído do buriti é muito hidratante e é usado há séculos por comunidades tradicionais para melhorar a saúde de suas peles e cabelos. É um dos produtos mais completos que temps”, conclui Kairós Kanavarro, especialista em cosméticos naturais da região amazônica.