Por meio do Participa DF, governo pode mapear as principais demandas e direcionar os esforços para as áreas que precisam de mais atenção
Quem nunca reclamou no grupo da família sobre a dificuldade de agendar consultas na rede pública de saúde, ou chamou o vizinho para falar que tem um buraco na rua que precisa ser consertado, ou ainda entrou nas redes sociais para falar mal dos serviços públicos, mas nunca utilizou os canais oficiais para exercer o papel de cidadão?
Na semana em que se comemora o Dia da Ouvidoria – 16 de março –, a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) preparou uma campanha para lembrar à população que existe um canal mais eficiente para buscar soluções que digam respeito à administração pública. A Ouvidoria é o espaço ideal e correto para os cidadãos se relacionarem com o Governo do Distrito Federal (GDF).
Utilizando o canal Participa DF para reclamar, sugerir, denunciar, solicitar informações ou ainda fazer elogios, as pessoas terão uma resposta efetiva do governo e ainda ajudarão a melhorar os serviços públicos prestados.
A Ouvidoria do Distrito Federal possui profissionais qualificados para cuidar de cada registro, encaminhar a questão ao órgão responsável e buscar uma solução para os problemas.
Inteligência artificial
Além disso, no Participa DF, com o auxílio da IZA, a inteligência artificial da CGDF, o cidadão pode fazer um registro de ouvidoria com mais agilidade e facilidade. A partir do relato, a IZA classifica o assunto da demanda e indica para qual órgão ela deve ser encaminhada.
A participação da população por meio da Ouvidoria ajuda o GDF a mapear as principais demandas da cidade e direcionar os esforços para as áreas que precisam de mais atenção. E é o que a CGDF incentiva nesta campanha: a participação de cada pessoa, exercendo a cidadania e ajudando os serviços públicos a se aperfeiçoarem cada vez mais.
Acesse as redes sociais da CGDF e confira a campanha do Dia da Ouvidoria.
*Com informações da Controladoria-Geral do DF