Durante a operação, as Forças Armadas da Rússia eliminam instalações da infraestrutura militar ucraniana, sem realizar ataques contra alvos civis em cidades. Os militares russos também organizam corredores humanitários para população civil que foge da violência dos neonazistas e nacionalistas.
As forças ucranianas atacaram o distrito Petrovsky de Donetsk por duas vezes em dez minutos, relatou a representação da República Popular de Donetsk (RPD) no Centro Conjunto de Controle e Coordenação do Cessar-Fogo e Estabilização da Linha Fronteiriça.
“Registramos disparos das formações armadas da Ucrânia na direção: 18h20 [horário de Moscou, 12h20 no horário de Brasília], localidade de Novomikhailovka, cidade de Donetsk [distrito Petrovsky]: foram disparados dez projéteis de calibre 152 milímetros”, diz o comunicado de escritório da representação no centro.
Dez minutos depois, a representação disse que foram disparados pelas forças ucranianas mais 20 projéteis com as mesmas armas, também no distrito Petrovsky.