24.5 C
Brasília
segunda-feira, 14/07/2025

Venda de tratores cresce 63,2% em maio em comparação a maio de 2024, diz Fenabrave

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
24.5 °
23.1 °
34 %
3.1kmh
40 %
seg
24 °
ter
25 °
qua
27 °
qui
27 °
sex
28 °

Em Brasília

As vendas de tratores tiveram um aumento de 63,2% em maio, comparando com o mesmo mês de 2024, totalizando 4,5 mil unidades vendidas. Em relação a abril, esse incremento foi mais moderado, alcançando 3,5%, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (3) pela Fenabrave, entidade que representa, além das concessionárias de veículos, os revendedores de equipamentos agrícolas usados.

No período de janeiro a maio, as vendas de tratores cresceram 22,6%, somando 18,9 mil unidades. De acordo com o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, o desempenho está impulsionado principalmente por máquinas de menor potência, adquiridas por produtores de café e arroz, culturas cujos preços têm favorecido a rentabilidade e, consequentemente, os investimentos.

Para tratores de maior potência, utilizados especialmente em plantações de soja, o crescimento foi limitado, refletindo as altas taxas de financiamento e a redução nos preços, explicou o executivo durante entrevista coletiva à imprensa.

O levantamento da Fenabrave também indicou que 224 colheitadeiras de grãos foram vendidas em maio, representando um aumento de 109,3%, ou o dobro, em relação a maio do ano passado. Comparado a abril, o crescimento foi de 143,5%. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, as vendas de colheitadeiras, que chegaram a 1,1 mil unidades, tiveram uma leve queda de 1,2% em relação ao mesmo período de 2024.

Enquanto as vendas de automóveis são atualizadas quase diariamente com base nos registros de licenciamento, os dados sobre máquinas agrícolas dependem das informações fornecidas pelos fabricantes, o que cria um atraso de um mês em relação aos números divulgados para veículos automotores, segundo a Fenabrave, que também liberou os dados de junho nesta quinta-feira.

Veja Também