23.7 C
Brasília
sábado, 19/07/2025

Trump critica UE por falta de acordo justo sobre tarifas

Brasília
céu limpo
23.7 ° C
23.7 °
21.7 °
56 %
2.2kmh
3 %
sáb
27 °
dom
28 °
seg
28 °
ter
29 °
qua
29 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (17) que a União Europeia (UE) ainda não apresentou uma proposta justa nas negociações comerciais com Washington.

O líder republicano anunciou a aplicação de tarifas abrangentes para parceiros e adversários, porém adiou a adoção dessas medidas até 9 de julho.

Além disso, Trump estabeleceu tarifas extras para os setores automotivo, de aço e alumínio, afetando vários parceiros comerciais, inclusive a UE.

“Estamos em diálogo, mas ainda não sinto que tenham feito uma oferta justa”, declarou Trump a jornalistas a bordo do Air Force One ao retornar da cúpula do G7, realizada no Canadá.

“Faremos um bom acordo ou eles pagarão o que determinarmos”, acrescentou o presidente, que deixou a reunião antecipadamente devido ao conflito entre Israel e Irã.

Antes de partir, Trump teve um breve encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que definiu a conversa como “intensa e produtiva”.

“Claro, a situação é complexa, mas estamos avançando, o que é positivo”, comentou a líder europeia em meio às críticas do presidente americano à posição da UE.

Von der Leyen ressaltou que as negociações com os Estados Unidos prosseguem, incluindo na terça-feira durante o G7, e que ambos os lados trabalham com empenho para firmar um acordo antes que as tarifas sejam implementadas em julho.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, continua liderando as negociações na cúpula do G7.

“Desde o início, deixei claro que prefiro uma solução negociada”, afirmou a chefe da Comissão Europeia, alertando que o bloco está preparado para retaliar se o diálogo cessar.

© Agence France-Presse

Veja Também