O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira, 7, denunciando o que chamou de uma “perseguição injusta” contra ele, sem identificar diretamente os responsáveis.
Em uma publicação na rede social Truth Social, Trump expressou sua preocupação com o tratamento dado a Bolsonaro, afirmando que ele tem sido alvo de investidas constantes, dia e noite, ao longo de vários anos.
O ex-líder americano destacou a força e a habilidade do ex-presidente brasileiro, qualificando-o como um “líder firme” e um “negociador habilidoso” em temas de comércio internacional. Para Trump, Bolsonaro não cometeu crimes, apenas defendeu os interesses do seu país.
Trump também mencionou as eleições de 2022, em que Bolsonaro foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva, e afirmou que o resultado foi muito disputado. Sem apresentar dados, afirmou que Bolsonaro ainda lidera algumas sondagens eleitorais.
Fazendo uma comparação com os processos judiciais que enfrentou nos Estados Unidos, Trump sugeriu que o brasileiro é vítima de uma campanha política contra ele.
Para finalizar, declarou que: “O único julgamento legítimo deve ser feito pelos eleitores do Brasil por meio das eleições. Deixem Bolsonaro em paz!”

