13.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

Texas busca 27 meninas desaparecidas após enchentes

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
11.1 °
72 %
0kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
24 °

Em Brasília

As equipes de resgate do Texas estavam em intensa busca neste sábado por 27 meninas que desapareceram em enchentes severas que devastaram o estado americano, causando 27 mortes.

As inundações foram resultado de tempestades que começaram na tarde de sexta-feira no centro do Texas e continuaram durante a noite e madrugada de sábado, ainda que com intensidade reduzida.

“Até agora, recuperamos 27 corpos”, declarou o xerife do condado de Kerr, Larry Lethia.

Ele esclareceu que entre os falecidos estavam 18 adultos e nove crianças. Também informou que 860 pessoas foram resgatadas de suas casas, incluindo oito feridos.

Das quase 750 meninas que participavam de um acampamento de verão cristão às margens do rio Guadalupe, 27 continuam desaparecidas, conforme informou Dalton Rice, representante do governo municipal de Kerrville.

No acampamento, a água já havia recuado neste sábado, deixando uma cena de destruição, com vários carros atolados, alguns presos em árvores, e vegetação arrancada.

O caos dominava as cabanas onde as meninas estavam abrigadas, com chão coberto de lama e janelas quebradas.

Michael, 40 anos, relatou que viajou de Austin, a 150 km, para tentar encontrar a filha de 8 anos, recuperando seus pertences. “Passamos o dia em Kerrville em centros de gestão emergencial. Hoje de manhã, sabendo que poderia haver pessoas aqui, meu irmão e eu viemos o mais rápido possível para tentar encontrar algo.”

As equipes de resgate continuavam procurando as meninas desaparecidas. “Não vamos parar até encontrar todas”, afirmou o xerife Larry Lethia, garantindo que todos os recursos necessários estavam sendo mobilizados.

A secretária de Segurança Nacional, Kristi Noem, está prestes a chegar ao local, segundo anunciou o presidente Donald Trump em sua rede Truth Social. “Eu e Melania rezamos por todas as famílias atingidas por esta tragédia terrível”, acrescentou.

Operação de resgate

Cerca de 500 socorristas e 14 helicópteros foram mobilizados, com reforços da Guarda Nacional e Guarda Costeira do Texas.

Autoridades informaram que o nível do rio Guadalupe subiu quase 8 metros em 45 minutos. O serviço meteorológico reportou mais de 300 mm de chuva durante a noite, equivalente a um terço da média anual.

“O que normalmente cai em um ano aconteceu em apenas um dia”, disse à AFP Gerardo Martínez, 61 anos, dono de um restaurante próximo a um mirante do rio. “A água atingiu o topo das árvores. Carros e casas foram levados pelas enchentes”, relatou.

O governador do Texas, Greg Abbott, informou que assinou uma declaração de desastre para que as autoridades locais recebam os recursos adequados para enfrentar as inundações. “O Texas fará tudo para garantir que todas as pessoas desaparecidas sejam localizadas”, afirmou em sua conta no X.

O serviço meteorológico indicava que os alertas de chuvas e enchentes permaneciam em vigor no sábado à tarde.

As enchentes repentinas ocorrem quando o solo não absorve chuvas intensas e são comuns na região, embora cientistas ressaltem que, nos últimos anos, as mudanças climáticas causadas pelo homem têm tornado eventos climáticos extremos, como enchentes, secas e ondas de calor, mais frequentes e graves.

Veja Também