Para lembrar o Dia Mundial de Luta contra o HIV, que acontece em 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) organiza uma ação especial nesta segunda-feira. A atividade será no Setor Comercial Sul, das 9h às 15h, com equipes oferecendo orientações, testes rápidos e ações de prevenção. O ponto de atendimento estará na sede do coletivo Distrito Drag, localizada na Quadra 2 do Edifício Jamel Cecílio, reforçando o compromisso da saúde pública com a conscientização e o combate ao preconceito sobre o vírus.
Jaqueline Marques, que lidera o Núcleo de Testagem e Aconselhamento da SES-DF, ressalta a importância deste dia para a saúde pública: “É uma chance de lutar contra o preconceito, que ainda impede muitas pessoas de fazerem testes e tratamentos. Com informação clara, facilitamos o acesso da população a estes cuidados.”
Ação de saúde
A Secretaria de Saúde mobilizou profissionais, gestores e a comunidade para reforçar o trabalho conjunto focado nos avanços já alcançados na luta contra o HIV/Aids. “Queremos mostrar que enfrentar o HIV/Aids é uma missão constante”, destaca Menezes.
A iniciativa conta com a colaboração de várias organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas, como os amigos da vida, GPS Foundation, Instituto Ipês, coletivo Distrito Drag, Liga Acadêmica de Imunologia Clínica do Iesb e a Unidade de Testagem, Aconselhamento e Imunização (Utai) da SES-DF.
Serviços oferecidos:
- Teste rápido para HIV;
- Aconselhamento antes e depois do teste;
- Distribuição de materiais de prevenção como preservativos, géis lubrificantes, autotestes e folhetos informativos;
- Informações sobre prevenção combinada;
- Registro e acompanhamento do atendimento;
- Divulgação dos serviços da rede pública de saúde.

