Renata Galf
São Paulo, SP (Folhapress)
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), divulgou nesta segunda-feira (7) uma mensagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Tarcísio ainda declarou que Bolsonaro deve ser avaliado apenas pelo eleitorado brasileiro, durante as eleições.
Com essa posição, o governador demonstra crítica aos processos que envolvem o ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF), onde Bolsonaro é réu em um caso relacionado a uma suposta tentativa golpista após os pleitos de 2022, assim como às decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que declararam o ex-presidente inelegível até 2030.
Na postagem feita na rede social Truth Social, Trump afirmou que tem observado uma perseguição constante contra Bolsonaro, algo que, segundo ele, ocorre dia e noite, mês após mês, e ano após ano. Destacou que o ex-presidente não cometeu nenhum crime, exceto o de lutar pelo seu povo.
Trump afirmou também que conheceu Bolsonaro pessoalmente e o considera um líder forte que realmente ama o seu país.
Essa declaração de Trump surge em um momento de grande pressão e expectativa entre os apoiadores de Bolsonaro para que os Estados Unidos tomem medidas punitivas contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

