Nossa rede

Espaço Mulher

Sete mitos e verdades sobre a pele saudável

Publicado

dia

ALGUNS MITOS SOBRE A PELE SÃO FREQUENTEMENTE ESPALHADOS (FOTO: PEXELS)

Apele é o nosso maior órgão, e a usamos como garantia de que estamos saudáveis. Como uma dermatologista acadêmica, frequentemente ouço “fatos” enganosos que insistem em se espalhar. Aqui estão alguns dos mitos mais comuns que podem ser esclarecidos imediatamente, e também algumas verdades nas quais você pode confiar:

“A pele se renova constantemente”

VERDADEIRO: A pele proporciona uma barreira dinâmica entre o ambiente interno do seu corpo e o mundo exterior. Na epiderme (a camada externa da pele), células chamadas queratinócitos estão constantemente se dividindo para produzir um suprimento de partículas que sobem através dessa camada e são retiradas de sua superfície. A pele é uma fonte rica de células-tronco com capacidade de se dividir e de se renovar.

“Beba dois litros de água por dia para uma pele saudável”

FALSO: A quantidade de água que você bebe não afeta diretamente a sua pele. A água é fornecida ao órgão pelo sangue que flui através da derme, a camada interna da pele; e então é perdida da epiderme, especialmente em um ambiente seco.

A água é necessária para manter a hidratação do corpo, e quando você fica seriamente desidratado, sua pele parece opaca e menos elástica. Em uma pessoa saudável, os órgãos internos — rins, coração e vasos sanguíneos — controlam a quantidade de água que chega à pele. Não há volume fixo da bebida que você precise consumir; isso simplesmente depende das quantidades que você está usando e perdendo.

O estresse pode deixar a pele doente

VERDADEIRO: Há muitos problemas de saúde na modernidad que culpamos pelo estresse, e estudos científicos demonstram que várias condições de pele são agravadas por acontecimentos na nossa vida. Possivelmente, os responsáveis são os hormônios do estresse, incluindo o cortisol (um hormônio esteróide produzido nas glândulas suprarrenais). Exemplos notáveis ​​são a alopecia areata, uma condição em que a imunidade do corpo começa a atacar os folículos pilosos, fazendo com que o cabelo caia; psoríase, outra condição autoimune que causa espessamento, descamação e inflamação da pele; e eczema, uma inflamação cutânea com comichão na pele que ocorre frequentemente acompanhado de asma, rinite alérgica e outras alergias. Infelizmente, um surto dessas condições de pele é exatamente o que você não precisa quando está estressado ou sob pressão.

“Comer chocolate causa acne”

FALSO: Acne vulgaris, a acne comum em “adolescentes” que pode persistir até os 30 e 40 anos, é resultado da interação nos efeitos hormonais nas glândulas da pele, além da resposta imune do órgão a poros bloqueados e micróbios que vivem nele. Comer uma dieta rica em gordura não é saudável por muitas razões, mas não causa acne. Na verdade, alguns comprimidos prescritos para acne grave, como a isotretinoína oral, são melhor absorvidos quando as pílulas são ingeridas com uma refeição gordurosa — e isso pode incluir chocolate.

Chocolate amargo (Foto: Marco Verch/Flickr)

CHOCOLATE AMARGO (FOTO: MARCO VERCH/FLICKR)

“Sabão em pó causa eczema”

FALSO: O eczema é uma condição em que a pele fica seca, vermelha e com coceira. É causada por uma combinação de fatores genéticos (como sua pele é feita) e efeitos ambientais, levando à inflamação. Sabonetes, detergentes e sabão em pó podem irritar a pele e contribuir para o ressecamento porque removem o óleo dela (assim como o líquido de limpeza remove a gordura dos pratos). Sabões em pó biológicos contêm enzimas — proteínas que quebram gorduras e outras proteínas para remover manchas —, e elas podem irritar uma pele sensível, o que piora o eczema. É importante que todo o sabão em pó seja completamente retirado das roupas antes de ser usado, para evitar irritações da pele.

“Marcas brancas nas unhas = deficiência de cálcio”

FALSO: As unhas são produzidas na matriz, uma área sob a pele na borda superior da unha. Se a matriz estiver machucada, colidida ou mordida, ocorre uma irregularidade na haste em desenvolvimento e o ar pode ficar preso ali. Isso resulta em uma marca branca quando a unha cresce. O cálcio é importante para unhas saudáveis ​​(assim como para os ossos e dentes), mas essas marcas brancas não são um sinal de deficiência dele.

“Sol é bom para você”

VERDADEIRO E FALSO: Muitas pessoas têm uma sensação agradável em um dia ensolarado, mas há bons e maus efeitos desta prática. A luz solar inclui uma mistura de diferentes comprimentos de onda de luz: alguns são visíveis ao olho humano, alguns são mais curtos do que as cores que podemos ver — são os chamados ultravioletas (UV) — e outros são mais longos, como o infravermelho. Comprimentos de onda diferentes têm efeitos diferentes na pele.

O UVB é usado pela pele para fabricar vitamina D, essencial para a saúde dos ossos. Sem exposição ao sol, essa vitamina deve ser obtida a partir da alimentação. Dermatologistas usam comprimentos de onda específicos de UVA e UVB em doses cuidadosamente controladas para reduzir a inflamação da pele; um tratamento valioso para algumas condições do órgão.

Porém, quando ficamos expostos a muito UV, o DNA das células da pele pode ser danificado, levando a um crescimento descontrolado — o que é a base do câncer. Como uma regra simples, a menos que você tenha uma doença ou tratamento que prejudique seu sistema imunológico, a luz solar é boa para você com moderação, mas sempre evite ficar queimado.

Mantenha simples

Os princípios básicos para manter a pele saudável são principalmente o senso comum. Você deve lavar a pele regularmente para remover a sujeira, mas não tanto a ponto de remover a umidade essencial e substâncias à prova d’água presentes nela. Use um hidratante se a sua aparência estiver seca — uma pomada oleosa funciona melhor, a não ser que você tenha propensão a acne. Neste caso, você deve usar um creme à base de água não oleosa. Evite o estresse, se possível, faça uma dieta saudável e beba água quando sentir sede. E, finalmente, proteja sua pele de muito sol com um chapéu, roupas ou protetor solar.

*Sara J. Brown é professora de dermatologia molecular e genética na Universidade de Dundee. O artigo foi originalmente publicado em inglês no The Conversation.

Fonte Galileu

Comentário

Espaço Mulher

Congresso do Chile discute impeachment de Sebastián Piñera

Publicado

dia

Após protestos violentos, crise política no Chile entra em uma nova fase: a possibilidade de impeachment de Sebastián Piñera

Sebastían Piñera: presidente do Chile ficou com a maior parte da culpa da crise política que país enfrenta após protestos (Spencer Platt / Equipe/Getty Images)

Santiago —Parlamentares do Chile devem debater nesta quinta-feira o possível impeachment do presidente Sebastián Piñera devido a alegações de que não garantiu os direitos humanos durante semanas de protestos nas ruas do país, em um teste político ao qual ele provavelmente sobreviverá, mas que pode abalar seu enfraquecido governo.

Protestos de pequena escala que começaram em outubro em reação a um aumento das tarifas de metrô saíram de controle rapidamente, deixando 26 mortos, prejuízos de bilhões de dólares e alegações generalizadas de abusos das forças de segurança.

Piñera, político de centro-direita e empresário bilionário, ficou com a maior parte da culpa. No final de novembro, seu índice de aprovação despencou para 10%, o mais baixo de um presidente desde que o Chile voltou à democracia em 1990.

Mas as chances de um impeachment continuam pequenas.

Mesmo que uma votação na câmara baixa consiga a maioria simples necessária para levar o debate ao Senado, os senadores da coalizão governista podem inviabilizar facilmente os dois terços de votos exigidos para sua remoção.

“Os esforços para retirar Piñera dificilmente devem ter sucesso devido à composição do Congresso”, disse Maria Luisa Puig, especialista latino-americana do Eurasia Group, acrescentando que, na verdade, a revolta pública transcende Piñera.

As queixas mais destacadas, da reforma do sistema de pensões obsoleto do país ao corte de gastos em serviços públicos, remontam a decisões tomadas muito antes do tempo de Piñera.

Os poucos parlamentares dos vários partidos de oposição por trás da iniciativa de impeachment dizem que Piñera, que em um período anterior da crise declarou que o Chile estava “em guerra com um inimigo poderoso”, não agiu com rapidez suficiente para conter os abusos da polícia.

A equipe legal de Piñera sustenta que não existe ligação entre suas ações e qualquer irregularidade constitucional.

Vários grupos internacionais de direitos humanos denunciaram abusos policiais. O presidente prometeu reformas profundas nos protocolos da polícia.

Um debate longo ou agressivo nesta quinta-feira na Câmara dos Deputados pode prejudicar ainda mais a imagem já combalida de Piñera. Se a câmara aprovar a moção de impeachment, o Senado terá que ouvir as alegações em sua próxima sessão.

Ver mais

Espaço Mulher

Delineador colorido: um guia completo para inovar na make

Publicado

dia

Que um delineado bem feito é o charme da maquiagem, nós já sabemos! Mas que tal apostar em um delineador colorido para sair do tradicional? Confira nosso guia sobre esse produto que virou febre!

Beleza dos Olhos

Como usar delineador colorido

Apesar de muito popular, muitas mulheres não sabem usar o delineador para traçar a pálpebra. Aprenda a fazer um delineado colorido com os tutoriais que escolhemos para você!

Delineador colorido líquido

Aqui, você vai aprender a usar o delineador líquido. Para ajudar na aplicação, é essencial preparar a pele corretamente para não “carimbar” o olho.

Delineado colorido com batom líquido

Não tem o delineador colorido em casa? Confira, nesse vídeo, como fazer um lindo traço usando o batom colorido.

Delineador colorido com sombra: funciona?

Se você não tem muito domínio com o delineador e quer treinar o traço, a sombra pode ser sua aliada. No vídeo, você vai aprender a aplicar a sombra como delineador. É muito fácil e pode ser perfeito para você.

Vale lembrar que delineado é prática. Quanto mais vezes você fizer, mais craque no traço você vai ficar!

15 fotos de delineador colorido para você se inspirar

Separamos delineados lindos e ousados para te inspirar na hora de escolher o seu. São diversos tipos e cores que vão te deixar ainda mais estilosa.

1. O delineador colorido traz alegria para o visual

BÁRBARA DALBONI

2. O modelo do delineado pode ser variado

JÚLIA RODRIGUES

3. Tem o duplo

JOÃO LOM

4. Com glitter

KÉZIA PACÍFICO

5. E os ousados que combinam muito com o Carnaval

ISABELLE PERRUT

6. Você pode optar por um delineado neon

JOÃO LOM

7. Ou investir numa composição de cores no visual

CAROL GONÇALVES

8. O delineador vermelho é uma opção fora do comum

GABI MORETTI

9. O traço pode ser delicado

MARINA VILARINS

11. Ou bem arrojado

JOÃO LOM

12. Aposte em combinações de cores

LU FERREIRA

13. Não tenha medo de inovar

JÚLIA RODRIGUES

14. Com traços gráficos

MANU CALEGARI

15. Você vai ficar linda!

BRIGITTE CALEGARI

Essa é uma ótima escolha, como você viu! Perfeita para quem quer dar um up no visual, deixando a maquiagem mais vibrante e criativa.

Onde comprar delineador colorido

Amou a ideia, mas não sabe qual delineador escolher? Separamos os produtinhos mais queridos do momento para você se jogar nas cores:

ISTOCK

  1. Delineador colorido NYX, na Lory Makeup
  2. Delineador DaPop, na Maria Flor Makeup
  3. Delineador em gel Mark Avon
  4. Delineador Mahav, na Maquiadoro
  5. Delineador Sephora

Agora é só escolher a cor que você mais gosta e arrasar no delineado. Se você ainda não tem prática, veja mais dicas sobre como passar delineador.

Ver mais

Espaço Mulher

Aromaterapia com óleos essenciais para controlar a acne

Publicado

dia

Substâncias extraídas de flores e folhas seriam um tratamento complementar contra as espinhas na pele

Aromaterapia seria aliada no tratamento de lesões na pele, segundo estudo. (Foto: BSIP/UIG/Getty Images)

Em São Paulo, um curso voltado a profissionais de saúde reverberou as últimas descobertas sobre o uso da aromaterapia contra a acne, doença marcada por espinhas e lesões no rosto e nas costas.

“Pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália misturaram os óleos essenciais de bergamota, gerânio, lavanda, camomila e hortelã, entre outros, e obtiveram ótimos resultados na redução do processo inflamatório na pele”, exemplifica a aromaterapeuta Maria Aparecida das Neves, uma das responsáveis pelo evento na capital paulista.

Antes de comprar qualquer produto por aí, porém, é primordial procurar um dermatologista para que ele avalie o quadro e indique a melhor estratégia terapêutica.

“A aromaterapia pode até ser associada, desde que essa saída não exclua ou atrase o tratamento convencional, que tem eficácia comprovada”, afirma a médica Lilia Guadanhim, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Ver mais

Disponível nosso App

Publicidade

Escolha o assunto

Publicidade