Nossa rede

Espaço Mulher

Sete mitos e verdades sobre a pele saudável

Publicado

dia

ALGUNS MITOS SOBRE A PELE SÃO FREQUENTEMENTE ESPALHADOS (FOTO: PEXELS)

Apele é o nosso maior órgão, e a usamos como garantia de que estamos saudáveis. Como uma dermatologista acadêmica, frequentemente ouço “fatos” enganosos que insistem em se espalhar. Aqui estão alguns dos mitos mais comuns que podem ser esclarecidos imediatamente, e também algumas verdades nas quais você pode confiar:

“A pele se renova constantemente”

VERDADEIRO: A pele proporciona uma barreira dinâmica entre o ambiente interno do seu corpo e o mundo exterior. Na epiderme (a camada externa da pele), células chamadas queratinócitos estão constantemente se dividindo para produzir um suprimento de partículas que sobem através dessa camada e são retiradas de sua superfície. A pele é uma fonte rica de células-tronco com capacidade de se dividir e de se renovar.

“Beba dois litros de água por dia para uma pele saudável”

FALSO: A quantidade de água que você bebe não afeta diretamente a sua pele. A água é fornecida ao órgão pelo sangue que flui através da derme, a camada interna da pele; e então é perdida da epiderme, especialmente em um ambiente seco.

A água é necessária para manter a hidratação do corpo, e quando você fica seriamente desidratado, sua pele parece opaca e menos elástica. Em uma pessoa saudável, os órgãos internos — rins, coração e vasos sanguíneos — controlam a quantidade de água que chega à pele. Não há volume fixo da bebida que você precise consumir; isso simplesmente depende das quantidades que você está usando e perdendo.

O estresse pode deixar a pele doente

VERDADEIRO: Há muitos problemas de saúde na modernidad que culpamos pelo estresse, e estudos científicos demonstram que várias condições de pele são agravadas por acontecimentos na nossa vida. Possivelmente, os responsáveis são os hormônios do estresse, incluindo o cortisol (um hormônio esteróide produzido nas glândulas suprarrenais). Exemplos notáveis ​​são a alopecia areata, uma condição em que a imunidade do corpo começa a atacar os folículos pilosos, fazendo com que o cabelo caia; psoríase, outra condição autoimune que causa espessamento, descamação e inflamação da pele; e eczema, uma inflamação cutânea com comichão na pele que ocorre frequentemente acompanhado de asma, rinite alérgica e outras alergias. Infelizmente, um surto dessas condições de pele é exatamente o que você não precisa quando está estressado ou sob pressão.

“Comer chocolate causa acne”

FALSO: Acne vulgaris, a acne comum em “adolescentes” que pode persistir até os 30 e 40 anos, é resultado da interação nos efeitos hormonais nas glândulas da pele, além da resposta imune do órgão a poros bloqueados e micróbios que vivem nele. Comer uma dieta rica em gordura não é saudável por muitas razões, mas não causa acne. Na verdade, alguns comprimidos prescritos para acne grave, como a isotretinoína oral, são melhor absorvidos quando as pílulas são ingeridas com uma refeição gordurosa — e isso pode incluir chocolate.

Chocolate amargo (Foto: Marco Verch/Flickr)

CHOCOLATE AMARGO (FOTO: MARCO VERCH/FLICKR)

“Sabão em pó causa eczema”

FALSO: O eczema é uma condição em que a pele fica seca, vermelha e com coceira. É causada por uma combinação de fatores genéticos (como sua pele é feita) e efeitos ambientais, levando à inflamação. Sabonetes, detergentes e sabão em pó podem irritar a pele e contribuir para o ressecamento porque removem o óleo dela (assim como o líquido de limpeza remove a gordura dos pratos). Sabões em pó biológicos contêm enzimas — proteínas que quebram gorduras e outras proteínas para remover manchas —, e elas podem irritar uma pele sensível, o que piora o eczema. É importante que todo o sabão em pó seja completamente retirado das roupas antes de ser usado, para evitar irritações da pele.

“Marcas brancas nas unhas = deficiência de cálcio”

FALSO: As unhas são produzidas na matriz, uma área sob a pele na borda superior da unha. Se a matriz estiver machucada, colidida ou mordida, ocorre uma irregularidade na haste em desenvolvimento e o ar pode ficar preso ali. Isso resulta em uma marca branca quando a unha cresce. O cálcio é importante para unhas saudáveis ​​(assim como para os ossos e dentes), mas essas marcas brancas não são um sinal de deficiência dele.

“Sol é bom para você”

VERDADEIRO E FALSO: Muitas pessoas têm uma sensação agradável em um dia ensolarado, mas há bons e maus efeitos desta prática. A luz solar inclui uma mistura de diferentes comprimentos de onda de luz: alguns são visíveis ao olho humano, alguns são mais curtos do que as cores que podemos ver — são os chamados ultravioletas (UV) — e outros são mais longos, como o infravermelho. Comprimentos de onda diferentes têm efeitos diferentes na pele.

O UVB é usado pela pele para fabricar vitamina D, essencial para a saúde dos ossos. Sem exposição ao sol, essa vitamina deve ser obtida a partir da alimentação. Dermatologistas usam comprimentos de onda específicos de UVA e UVB em doses cuidadosamente controladas para reduzir a inflamação da pele; um tratamento valioso para algumas condições do órgão.

Porém, quando ficamos expostos a muito UV, o DNA das células da pele pode ser danificado, levando a um crescimento descontrolado — o que é a base do câncer. Como uma regra simples, a menos que você tenha uma doença ou tratamento que prejudique seu sistema imunológico, a luz solar é boa para você com moderação, mas sempre evite ficar queimado.

Mantenha simples

Os princípios básicos para manter a pele saudável são principalmente o senso comum. Você deve lavar a pele regularmente para remover a sujeira, mas não tanto a ponto de remover a umidade essencial e substâncias à prova d’água presentes nela. Use um hidratante se a sua aparência estiver seca — uma pomada oleosa funciona melhor, a não ser que você tenha propensão a acne. Neste caso, você deve usar um creme à base de água não oleosa. Evite o estresse, se possível, faça uma dieta saudável e beba água quando sentir sede. E, finalmente, proteja sua pele de muito sol com um chapéu, roupas ou protetor solar.

*Sara J. Brown é professora de dermatologia molecular e genética na Universidade de Dundee. O artigo foi originalmente publicado em inglês no The Conversation.

Fonte Galileu

Comentário

Espaço Mulher

4 cuidados para deixar os lábios bonitos e hidratados

Publicado

dia

Especialista deu dicas valiosas para cuidar da região

Lábios (CLAUDIA/Reprodução)

A boca é uma parte do corpo que, muitas vezes, passa despercebida dos cuidados diários. Porém, se não cuidarmos bem, ela pode ficar ressecada durante as estações mais frias e até mesmo perder sua coloração original.

A boa notícia é que os cuidados com os lábios estão em evidência no mundo da beleza. Cada vez mais blogueiras e marcas estão incentivando o cuidado com esta região do corpo e há diversos tratamentos naturais para tratar da área.

O dermatologista Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, deu algumas dicas de  cuidados para deixar os lábios mais bonitos e hidratados. Confira:

Esfoliação

É importante fazer uma esfoliação nos lábios uma vez na semana, já que ela remove as células mortas e peles soltas da região, deixando a região mais lisa e uniforme. “Esse procedimento deve ser feito com atenção, já que, quando realizado de forma excessiva, em vez de remover as células, a esfoliação acaba traumatizando a área e gerando lesões”, afirma o especialista. Além disso, você deve atentar-se a sempre utilizar produtos específicos para a área.

Hidratação

Assim como qualquer outra parte do corpo, os lábios também sofrem com ressecamento, inflamações e envelhecimento precoce. A melhor opção de produto para promover a hidratação são os lip balms. Alguns batons também possuem propriedades hidratantes.

Hidratação labial

 (Yaroslav Mikheev/Getty Images)

“Os balms labiais possuem manteigas hidratantes, óleos, antioxidantes, vitamina E, colágeno e outras substâncias que ajudam a hidratar rapidamente os lábios”, explica. Ele também chama atenção para a importância de verificar o rótulo do produto, já que ele não deve conter fragrâncias ou petrolato em sua fórmula.

Proteção

“Assim como a pele, os lábios também sofrem com os danos causados pela exposição solar, que podem levar ao surgimento de manchas, rugas, ressecamento e até mesmo câncer de lábios”, diz. Por isso, é extremamente importante aplicar protetores labiais com fator de proteção solar de, no mínimo, 30 FPS, que devem ser aplicados a cada duas horas.

Beba água

 (seb_ra/ThinkStock)

Uma das principais causas do ressecamento dos lábio é a desidratação, por isso é recomendado que se faça uma ingestão de no mínimo dois litros de água. Isso, além de manter o corpo mais hidratado, é uma forma de promover a manutenção da umidificação dos lábios, deixando-os macios.

Ver mais

Espaço Mulher

Alerta de tendência: a versão repaginada da unha francesinha

Publicado

dia

O novo modelo é minimalista, mas muito estiloso

(@betina_goldstein/Instagram)

Toda mulher sabe que um dos estilos básicos que mais fazem sucesso nas unhas é a francesinha. Simples e sofisticada, ela é perfeita para qualquer tipo de ocasião.

A novidade é que a francesinha ganhou uma versão repaginada que é muito estilosa e é perfeita para quem quer arrasar por aí. O modelo surgiu em novos formatos e colorações, tudo depende da imaginação de quem for usá-lo.

Com modelos que vão da tradicional cor branca a um ombré colorido, a nova versão da francesinha é fashion e um super acerto no visual.

Versão francesinha repaginada

 (@angelmanimani/Instagram)

Versão francesinha repaginada

 (@happynailspa_nj/Instagram)

Versão francesinha repaginada

 (@happynailspa_nj/Instagram)

Versão francesinha repaginada

 (@thebeautiquebyelizabeth/Instagram)

Versão francesinha repaginada

 (@nailpimp/Instagram)

Versão francesinha repaginada

 (@nailpimp/Instagram)

Versão francesinha repaginada

 (@betina_goldstein/Instagram)

Ver mais

Espaço Mulher

Deu ruim: jovem xinga esteticista por sobrancelhas de ‘vilão de desenho’

Publicado

dia

Caron McLeod viralizou no Twitter após desabafar sobre procedimento estético ter resultado nada satisfatório

Uma estudante escocesa está passando por um momento bastante constrangedor após um procedimento estético ter dado errado. Caron McLeod, de 21 anos, compartilhou em seu Twitter uma foto de suas sobrancelhas. A web não perdoou e começou a fazer comparações com personagens de desenhos animados.

A jovem revelou que foi ao salão para fazer as sobrancelhas com cera e tinta. Revoltada, usou a rede para xingar o esteticista responsável pelo resultado nada satisfatório. “Me corrijam se eu estiver errada, mas eu acho que o **** que fez minhas sobrancelhas era cego”, escreveu ela no tweet.

Ver imagem no Twitter

Sua publicação viralizou na rede atingindo mais de 3 mil curtidas e muitos comentários e comparações, como com o vilão Robbie Rotten, da série infantil Lazytown. “Ela deve ser uma fã de Lazytown”, brincou um usuário.

Tweet - Lazytown

 (Twitter/Reprodução)

Apesar de não ter revelado o nome do salão de beleza em que fez o procedimento, ela contou que o esteticista se ofereceu gratuitamente para consertar o erro.

Mas, com receio de que poderia ficar ainda pior, Caron decidiu que iria arrumar as suas sobrancelhas por conta própria.

Ver mais
Publicidade

Escolha o assunto

Publicidade