A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizará um seminário nesta quinta-feira (3), a partir das 10 horas, no plenário 10, para debater experiências internacionais bem-sucedidas e suas contribuições para o currículo escolar brasileiro.
O evento foi solicitado pela deputada Adriana Ventura (Novo-SP) com o intuito de apresentar, fundamentado em evidências científicas e em exemplos globais, caminhos possíveis para a criação de um currículo escolar que assegure uma aprendizagem de alta qualidade.
Adriana Ventura explica que o seminário também pretende fazer uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira, considerando os fundamentos pedagógicos e práticos observados em países que apresentam bons resultados educacionais.
Ela destaca que a BNCC, enquanto documento normativo que orienta os currículos da educação básica no Brasil, tem despertado questionamentos acerca da sua coerência conceitual, eficácia e adequação às reais necessidades de aprendizagem.
Por outro lado, algumas nações com elevados padrões educacionais têm apostado em currículos claros, focados na transmissão dos conteúdos essenciais e organizados segundo critérios técnicos rigorosos, conforme ressaltado pela deputada.