Seis estados do Brasil estão com aviso de tempestades emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia para hoje.
Esse alerta indica possibilidade de chuvas fortes de até 100 milímetros e ventos com velocidade de até 100 km/h, começando ao meio-dia de hoje e se estendendo até as 10h de amanhã.
Há também risco de granizo, cortes no fornecimento de energia, quedas de árvores e alagamentos.
Todo o estado do Rio de Janeiro está sob esse alerta. Segundo o Alerta Rio, há chance de raios e rajadas de vento à tarde.
São Paulo é o segundo estado com maior área em alerta. Além da capital e Região Metropolitana, cidades do interior como Ribeirão Preto, Campinas, Jaú, Bauru, Taubaté e Jundiaí também foram incluídas no aviso.
De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, as regiões leste e próximas à divisa com Minas Gerais enfrentam maior risco de tempestades. No Vale do Paraíba, as chuvas intensas começaram ainda pela manhã.
Região nordeste de Santa Catarina, parte leste do Paraná, sul do Espírito Santo e metade sul de Minas Gerais também foram alertadas pelo Inmet. As capitais Vitória, Curitiba e Belo Horizonte, assim como Rio de Janeiro e São Paulo, estão incluídas no aviso.
Deixe Sua Casa Imediatamente Se:
- Observar rachaduras em muros ou paredes, pois podem indicar instabilidade nas construções ou encostas.
- Notar corrente de água barrenta descendo de encostas, um sinal de possível deslizamento de terra.
- Escutar estalos em blocos ou pedras, ou perceber trincas no solo ou nas paredes; essas são indicações de deslizamento iminente. Se estiver dentro de casa, atenção se portas e janelas ficam emperradas, pois isso pode indicar risco estrutural.
- Ver postes, árvores inclinados ou muros deformados, sinais de deslocamento do solo ou fraqueza na estrutura.
Em qualquer dessas situações, a Defesa Civil de São Paulo deve ser acionada pelo telefone 199. Também é importante ter o número do Corpo de Bombeiros: 193.
Ações Preventivas Podem Ajudar
Previsões do tempo e alertas da Defesa Civil podem ser acompanhados pela internet. Os órgãos informam áreas de risco por meio das redes sociais e via SMS, com alertas sonoros enviados à população, como ocorreu em 24 de janeiro na capital paulista.
Prepare um kit de emergência com água potável, lanternas, pilhas, alimentos e um kit de primeiros socorros para momentos em que serviços essenciais faltem.
Mantenha seus documentos importantes em locais de fácil acesso e elevados. A Defesa Civil também recomenda manter calhas e ralos limpos e evitar jogar lixo nas ruas.

