O estado de Santa Catarina enfrentará nos próximos dias condições climáticas severas devido à chegada de um ciclone extratropical na região Sul do país. Em virtude da previsão de tempestades intensas, as autoridades estaduais decidiram suspender as aulas em toda a rede pública de ensino a partir desta segunda-feira (8/12).
As aulas dos turnos vespertino e noturno já foram canceladas nesta segunda-feira, e para a terça-feira (9/12) a suspensão valerá para todos os períodos. A Defesa Civil do estado alerta que os temporais devem começar a partir da noite de segunda. Nas regiões do Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planaltos, os avisos são para possíveis ventos fortes e granizo. Na faixa litorânea, a nebulosidade será maior, e o mar estará agitado, enquanto as temperaturas continuam bastante elevadas, variando entre 27°C e 31°C.
Segundo a Defesa Civil, na quarta-feira (10), o ciclone deve deslocar-se para o mar aberto, o que fará a instabilidade diminuir, mas os ventos permanecerão intensos, com rajadas entre 60 e 80 km/h em grande parte das áreas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de tempestades para a maior parte da Região Sul, incluindo Santa Catarina, com impacto também em estados vizinhos. No centro-oeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná, são esperadas chuvas muito fortes, com volumes superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm em 24 horas. Além da chuva intensa, as localidades podem sofrer com ventos violentos acima de 100 km/h e ocorrência de granizo.

