Mundo
Rússa bate novo recorde de mortes diárias por covid-19
Nas últimas 24 horas, o país registrou 852 mortes provocadas pela covid-19, segundo o balanço diário divulgado pelo governo.
Moscou, Rússia – A Rússia voltou a bater nesta terça-feira (28) o recorde de mortes por covid-19 em 24 horas, com o país afetado por uma onda da variante delta e com um programa de vacinação que avança lentamente.
Nas últimas 24 horas, o país registrou 852 mortes provocadas pela covid-19, segundo o balanço diário divulgado pelo governo.
O recorde anterior, de 828 óbitos, havia sido registrado na sexta-feira passada (24).
A Rússia é, em termos absolutos, o país da Europa mais afetado pela pandemia com 205.531 vítimas fatais, segundo os números do governo.
A agência estatística russa Rosstat, que utiliza uma definição mais ampla das mortes provocadas pela covid, calculou em mais de 350.000 as mortes vinculadas à pandemia até o fim de julho de 2021.
Desde junho, a Rússia é afetada pela contagiosa variante delta e não consegue conter sua propagação.
O número de novos casos diários supera 20.000. Nesta terça-feira foram registrados 21.559 novos casos.
Apesar da produção de vários fármacos locais, a vacinação avança lentamente e, segundo um balanço do site Gogov, apenas 28,6% da população russa está com a imunização completa.
Além disso, o governo optou por evitar a adoção de medidas sanitárias restritivas para preservar a economia, estagnada há vários anos.
A máscara, que ainda é obrigatória, é pouco utilizada em locais públicos e as recomendações de distanciamento social raramente são respeitadas.
A cidade de Moscou, epicentro da pandemia na Rússia, admitiu na semana passada uma segunda onda da variante delta, após a registrada no início do verão (hemisfério norte), com um aumento de 24% nos contágios e de 15% nas internações em uma semana.

Mundo
Atirador em Montenegro mata 11 após briga familiar, diz imprensa local
Outras seis pessoas ficaram feridas. Ele morreu no local após troca de tiros com a polícia

Policiais investigam casa onde homem começou tiroteio em Montenegro — Foto: REUTERS/Stevo Vasiljevic
Um homem em Montenegro abriu fogo contra alguns civis após uma disputa familiar, matando 11 pessoas antes de ser morto em um tiroteio com a polícia, informou a TV estatal nesta sexta-feira (12), citando fontes policiais.
A TV estatal RTCG informou que o atirador de 34 anos feriu outras seis pessoas, incluindo um policial, no bairro da Medovina, cidade de Cetinje, perto da sede do antigo governo real. A cidade fica a 36 quilômetros a oeste de Podogrica, a atual capital da pequena nação balcânica.
A RTCG, citando testemunhas, disse que o agressor estava atirando aleatoriamente em pessoas andando na rua, inclusive em crianças. Quatro dos feridos foram transferidos para um hospital em Cetinje, enquanto outros dois com ferimentos graves foram enviados para o Centro Clínico de Podgorica.
O primeiro-ministro de Montenegro, Dritan Abazovic, descreveu o fato como uma “tragédia sem precedentes” em Cetinje.
O local do ataque foi isolado pela polícia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/J/C/mIer31TgCiK1aYZlsBwg/montenegro.jpg)
Casas na região de Cetinje, em Montenegro, onde ocorreu ataque com tiros — Foto: RTCG/Reprodução
❗️ In Montenegro, in the village of Medovina, there is shooting: there are wounded and dead, according to unconfirmed information, among them are children.
According to local media, an unidentified person opened fire on passers-by. pic.twitter.com/3O91NOlH3P
— marina alikantes (@Marianna9110) August 12, 2022
Mundo
Ucrânia apela para ataques contra civis e faz ‘ameaça macabra’ a turistas russos na Crimeia
Militares ucranianos emitiram uma ameaça contra os turistas russos que pretendem visitar a Crimeia durante o verão europeu, insistindo que a região pertence à Ucrânia e sugerindo que os visitantes podem ser mortos por bombardeios.

© AP Photo / Efrem Lukatsky
Unless they want an unpleasantly hot summer break, we advise our valued russian guests not to visit Ukrainian Crimea.
Because no amount of sunscreen will protect them from the hazardous effects of smoking in unauthorised areas.
🎶Bananarama pic.twitter.com/NnWnpZqMhR— Defense of Ukraine (@DefenceU) August 11, 2022
Mundo
Destruidor de tanques anfíbio da Rostec é aprovado em novos testes na Rússia
A Rostec, corporação estatal russa para desenvolvimento de tecnologias avançadas, anunciou nesta quinta-feira (11) que o antitanque Sprut-SDM1, autopropulsado de 125 mmm 2S25, foi aprovado em novos testes.

© Sputnik / Serviço de imprensa da Rostec / Abrir o banco de imagens
Vladimir Artyakov, primeiro vice-chefe da Rostec State Corporation, deu detalhes à Sputnik sobre os testes realizados e a capacidade de atuação do novo armamento. Segundo ele, o veículo russo poderá ser utilizado em um futuro próximo e deve contar com a inclusão da numeração “O1” — por se tratar de um veículo anfíbio.
“É multifuncional, capaz de superar obstáculos aquáticos sem preparação em ondas de até três pontos e disparar simultaneamente à tona. Pode realizar operações de combate em terras altas, em clima tropical e em áreas pantanosas”, disse.
“Este veículo não tem concorrentes nem na Rússia, nem no mundo”, enfatizou Artyakov.
Mundo
EUA testam radar de longo alcance de última geração ‘mirando’ China e Rússia, relata mídia
O portal Breaking News relatou que os EUA estão realizando testes de seu novo Radar de Discriminação de Longo Alcance (LRDR, na sigla em inglês) como parte da atualização de seus sistemas de defesa antimísseis.

CC0 / Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA /
Mundo
Pequim adverte EUA de que sua luta contra 1,4 bilhão de chineses não vai acabar bem
A luta dos EUA contra mais de 1,4 bilhão de chineses não acabará bem, advertiu Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, em um briefing publicado pela chancelaria.

© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia / Abrir o banco de imagens
Mundo
Na área de Soledar, ofensiva russa elimina mais de 2 mil militares ucranianos, diz MD russo
O Ministério da Defesa da Rússia informou que a ofensiva russa na área de Soledar eliminou mais de 2.000 militares da 14ª brigada mecanizada do Exército ucraniano.

© Sputnik / Valentin Kapustin
-
Brasil2 semanas atrás
Rubens Otoni é o deputado goiano mais bem avaliado pelo Índice Legisla Brasil
-
Aconteceu4 semanas atrás
Mino Pedrosa vive escondido e emprega a mulher em gabinete para atacar a honra de adversários
-
Brasília1 semana atrás
Envolvido em corrupção está de olho na publicidade do GDF
-
Brasil3 semanas atrás
CombustíveisJair BolsonaroPetrobrasPetróleo