A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) e o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF) começaram, nesta quinta-feira (12), a primeira conferência regional de assistência social, que ocorreu no Centro de Convivência (Cecon) Mozart Parada, em Taguatinga. Ao todo, serão realizados oito encontros regionais com o objetivo de discutir as prioridades da política de assistência social no DF, servindo como etapa preparatória para a 16ª Conferência Distrital sobre o tema, marcada para os dias 18 e 19 de setembro.
Este encontro reuniu representantes das regiões administrativas do Centro-Oeste — Vicente Pires, Taguatinga, Águas Claras e Arniqueira. Até agosto, estão previstas outras conferências nas seguintes regiões: Norte, Sul, Leste, Oeste, Central, Sudoeste e Centro-Sul.
“Este é o momento em que o governo e a população se unem para debater propostas que aprimorem a política de assistência social”, destaca a secretária substituta de Desenvolvimento Social, Jackeline Canhedo. “É através dessa cooperação que podemos realizar ações eficazes, alinhadas à realidade do Distrito Federal”, acrescenta.
O evento contou com a participação de integrantes do Conselho de Assistência Social do DF, órgão colegiado vinculado à Sedes e responsável pela coordenação da política de assistência social. Também participaram representantes do governo, da sociedade civil, usuários, trabalhadores, além de entidades e organizações atuantes na área da assistência social.
Raqueline Neves enfatiza que encontros desse tipo permitem “revistar a trajetória, reafirmar princípios e planejar ações para garantir uma proteção social mais efetiva no Distrito Federal”.
A programação incluiu discussões sobre os eixos temáticos da conferência, apresentação das características das regiões administrativas do território Centro-Oeste e a eleição dos delegados para a 16ª Conferência Distrital de Assistência Social. Houve também apresentações culturais, além de almoço e lanche para os participantes.
“Este é um espaço importante de diálogo democrático e participação social, que possibilita revisitar a trajetória, reafirmar princípios e planejar ações que assegurem uma proteção social mais eficiente no Distrito Federal”, reforça Raqueline Neves, subsecretária substituta de Assistência Social.
Cronograma das conferências regionais
- Região Centro-Oeste (Vicente Pires, Taguatinga, Águas Claras e Arniqueira) – 12/6, no Cecon Mozart Parada, Taguatinga
- Região Central (Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Lago Sul, Lago Norte e Varjão) – 30/6, na EAPE, Asa Sul
- Região Sudoeste (Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Água Quente) – 11/7; local a definir
- Região Centro-Sul (SIA, SCHA-Estrutural, Núcleo Bandeirante, Guará, Park Way e Candangolândia) – 19/7; local a definir
- Região Oeste (Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia) – 25/7; local a definir
- Região Norte (Sobradinho, Sobradinho II, Planaltina, Arapoanga e Fercal) – a definir
- Região Sul (Gama e Santa Maria) – 22/8, no IFB Gama
- Região Leste (São Sebastião, Jardim Botânico, Itapoã e Paranoá) – 30/8; local a definir
*Informações fornecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal