A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal publicou o resultado final da etapa de habilitação do Edital de Chamamento Público nº 10/2025 – FAC I. Esse edital seleciona projetos culturais que poderão receber apoio financeiro do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). A etapa confirma os projetos aprovados e convoca os agentes culturais para assinarem os termos necessários, continuando o grande programa público de incentivo às artes na região.
O edital contempla diversas áreas culturais, como teatro, dança, música, fotografia, hip-hop, leitura, artes visuais, cultura popular, capoeira, patrimônio, moda, eventos e formação. A lista com os selecionados inclui iniciativas de várias regiões, além de projetos do Meu Primeiro FAC, ampliando o apoio cultural para diferentes comunidades.
Os projetos englobam exposições, oficinas, espetáculos, festivais, circulação artística e ações que fortalecem a identidade cultural do Distrito Federal. O processo também detalha casos de suplência, reprovação e convocações para assinatura, garantindo transparência em cada etapa da seleção.
Os aprovados devem fazer o cadastro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e abrir uma conta específica no Banco de Brasília (BRB) para movimentar os recursos. Essa organização promove controle e acompanhamento rigoroso do uso dos fundos públicos.
Claudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa, destacou: “Cada projeto aprovado é uma nova chance de fortalecer a economia criativa, gerar renda e levar arte e cultura à população. O FAC é uma política importante e transformadora, que continuará garantindo cultura em todas as regiões do Distrito Federal com transparência e cuidado com os produtores culturais.”
Agora, o edital segue para a fase de assinatura dos termos, permitindo que as propostas comecem a ser desenvolvidas em 2026, contribuindo para fortalecer o setor cultural de forma diversa e ampla.
*Informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

