O relator do caso da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Diego Garcia (Republicanos-PR), afirmou nesta terça-feira (2/12) que apresentará um relatório defendendo que a parlamentar mantenha seu mandato.
Zambelli foi sentenciada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a cumprir 10 anos de prisão e perder o mandato por ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão final sobre a perda do mandato cabe à Câmara dos Deputados.
O deputado disse que seu voto será para preservar o mandato de Carla Zambelli, destacando que não há provas suficientes de que ela tenha ordenado os ataques ao sistema do CNJ.
Diego Garcia acrescentou que não teve acesso a todos os detalhes do processo e enfrentou dificuldades para contatar a deputada, que atualmente está na Itália. Ele também citou indícios de perseguição política e afirmou que o ministro relator do caso, Alexandre de Moraes, desempenha simultaneamente os papéis de vítima e julgador.
Em maio, Zambelli fugiu para a Itália, onde tem cidadania, e foi presa, estando atualmente detida enquanto aguarda decisão sobre seu pedido de extradição para o Brasil.
Em setembro, a deputada prestou depoimento à CCJ por videoconferência, no âmbito do processo que pode resultar na perda de seu mandato devido à condenação criminal.
Carla Zambelli relatou problemas de saúde enfrentados durante sua detenção na Itália, mencionando que desmaiou diversas vezes.
Ela comentou que seu estado físico se deteriorou, destacando dores intensas de cabeça e agravamento da fibromialgia, atribuindo parte de seu sofrimento à sensação de perseguição política.

