O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) anunciou nesta quinta-feira (18/9) a intenção de votar o Projeto de Lei 2.162/2023, referente à anistia dos eventos de 8 de Janeiro, até a próxima semana. Paulinho da Força foi indicado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para ser o relator da proposta.
Os dois se encontraram hoje pela manhã na Residência Oficial da Câmara dos Deputados.
Paulinho declarou aos jornalistas que planeja conversar com governadores no final de semana e iniciar na segunda-feira reuniões com bancadas para apresentação e ajustes do texto, visando uma votação rápida. “Estamos trabalhando para votar até a próxima semana, se não for possível, o faremos na semana seguinte”, afirmou.
A Câmara aprovou na quarta-feira (17/9) a urgência do PL da Anistia, que perdoa participantes das manifestações desde 30 de outubro de 2022, data do segundo turno eleitoral, porém exclui, até o momento, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete condenados pela tentativa de golpe.
Segundo Paulinho, não há possibilidade de desistir da votação do projeto. “Talvez o texto não agrade nem a extrema-direita nem a extrema-esquerda, mas terá aprovação da maioria da Câmara”, afirmou.
Perfil do relator
Paulinho da Força é visto como um parlamentar moderado, com boa relação com o Centrão. Hugo Motta declarou em publicação no X que confia na condução equilibrada dos debates por parte do relator.
Ele faz parte dos 311 deputados que apoiaram a urgência do projeto, permitindo a votação direta no plenário, sem necessidade de passar pelas comissões temáticas.
Conhecido por seu bom relacionamento com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Paulinho está em seu quarto mandato como deputado. Nas eleições de 2022, apoiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas desde 2025 tem criticado publicamente o governo.
Articulação e perspectivas
Nas últimas semanas, Hugo Motta tem trabalhado para impedir uma anistia ampla e, em alternativa, aprovar um projeto que limite a redução das penas previstas, buscando um meio-termo para o tema.