O 4º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal registrou uma diminuição de 85% nos casos de furtos dentro de veículos no Guará, comparando o mês de outubro deste ano com o mesmo período de 2024.
Além disso, houve uma redução de 50% nas tentativas de homicídio, 20% nos roubos de veículos, 30% nos roubos a pedestres e 77% nos roubos em estabelecimentos comerciais. No geral, os crimes contra o patrimônio caíram 33% de janeiro a outubro deste ano em comparação com o mesmo intervalo de 2024.
Esses avanços são resultado da colaboração entre a comunidade e a estratégia da Polícia Militar do DF, que incluiu a chegada de novas viaturas, aumentando o número de policiais nas ruas e diminuindo o tempo de resposta nas ocorrências.
Confiança
“Esse índice não representa apenas números, mas o aumento da sensação de segurança entre a população e a confiança no trabalho da polícia”, comenta o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Fernando Passos. Ele destaca o programa Guardião Comunitário, que fortalece a parceria entre a polícia e os moradores por meio de encontros regulares, visitas a comércios e campanhas educativas.
“Essa proximidade facilita que as demandas cheguem de forma mais rápida e precisa até nós, evitando retrabalho e ajudando na resolução ou prevenção dos crimes com maior eficiência”, acrescenta o comandante Fernando Passos.
Outro destaque é o Serviço Voluntário Gratificado, que aumenta significativamente o número de equipes no patrulhamento ostensivo, distribuídas estrategicamente nas áreas com maior índice de criminalidade. Os resultados mostram que a segurança pública é fruto do esforço conjunto entre polícia e comunidade.
*Informações fornecidas pela Polícia Militar do DF
